Apresentação
Categorias/Premiação
Regulamento
Inscrição
Premiados
Instituição
Contato

Apresentação

O incentivo à iniciação científica é ação consolidada do CNPq desde quando foi criado, no início da década de 50. Tendo como missão a promoção do desenvolvimento do país não só quanto à produção de pesquisa, mas também ao contribuir na formulação de políticas nacionais de C&T, o CNPq preocupou-se em instituir e fortalecer a Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo central é despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

Com o sucesso – de procura e de resultados – obtido com essa ação, o CNPq, em 2004, lançou uma nova modalidade de bolsa: o PIBIC Jr, possibilitando inserir no meio acadêmico e científico alunos do ensino médio. Por meio de parcerias com instituições de pesquisa e de ensino superior e com as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia ou Fundações de Amparo à Pesquisa, o CNPq tem proporcionado, em milhares de jovens estudantes, o despertar do interesse à carreira de cientista.

Para reforçar estas ações, foi criado, em 2003, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, a mais nova premiação concedida pelo CNPq. O objetivo é reconhecer os trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

Desde 2006, foram consolidadas duas parcerias, uma com a Eletrobrás e a outra com o British Council, proporcionando ao Prêmio maior visibilidade no meio acadêmico, notadamente junto aos estudantes universitários brasileiros.