O prêmio é atribuído a 6 (seis) categorias:
• Estudante de Doutorado e Doutora(or) – dirigida a candidatas(os) que estejam cursando o Doutorado em instituições de ensino reconhecidas pela CAPES/MEC ou que tenham obtido o título de Doutora(or) a partir de 1º de julho de 2013 (vale a data da defesa da tese) . Serão escolhidos os 2 (dois) melhores artigos científicos.
• Estudante de Mestrado ou Mestra(e) – dirigida a candidatas(os) que estejam cursando o Mestrado em instituições de ensino reconhecidas pela CAPES/MEC ou que tenham obtido o título de Mestra(e) a partir de 1º de julho de 2013 (vale a data da defesa da tese) . Serão escolhidos os 2 (dois) melhores artigos científicos.
• Estudante de Graduação e Graduada(o) – dirigida a candidatas(os) que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC ou que tenham obtido o título de Graduada(o) a partir de 1º de julho de 2013 (vale a data da colação de grau).
• Estudante do Ensino Médio – dirigida a candidatas(os) que estejam regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, que estejam em situação regular nas Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação, ou ligadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A seleção das redações desta categoria ocorre em 2 (duas) etapas :
• Etapa unidade da federação – será escolhida a melhor redação de cada uma das 27 Unidades da Federação, desde que apresentem trabalhos que atendam aos critérios de seleção.
• Etapa nacional – serão escolhidas as 3 (três) melhores redações entre as selecionadas na etapa anterior.
• Escola Promotora da Igualdade de Gênero – dirigida a escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC que tenham desenvolvido no ano anterior ou que estejam desenvolvendo no ano da edição do Prêmio, projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar para a promoção da igualdade de gênero. Será premiada até uma escola por Unidade da Federação.
• Secretarias Estaduais e Municipais de Educação – dirigida as Secretarias de Estados e Municípios que tenham desenvolvido no ano anterior ou que estejam desenvolvendo no ano da edição do Prêmio, projetos e ações para a promoção da igualdade de gênero. Poderão ser premiados até os 5 (cinco) melhores projetos e ações.