Notícias
 
17/08/2009
 

 

Divulgado vencedor do Prêmio Marco Mares Guia

 

Nesta primeira edição, o prêmio será concedido ao professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/Fiocruz), Ricardo Tostes Gazzinelli.

A comissão julgadora do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia reuniu-se, em julho, para avaliar os trabalhos inscritos. O prêmio — uma iniciativa do governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da FAPEMIG — é destinado àqueles que, por suas atividades no Estado, tenham contribuído significativamente para o avanço da ciência.

Nesta primeira edição, o prêmio será concedido ao professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/Fiocruz), Ricardo Tostes Gazzinelli. Ele apresentou o trabalho “Atividades acadêmicas, principais contribuições científicas e seus impactos em soluções tecnológicas: de fora para dentro da célula hospedeira – como o sistema imune inato reconhece e responde a infecções com protozoários”.

Ainda na mesma categoria de pesquisador, a comissão julgou merecedor de menção honrosa o trabalho do professor Marcus Vinícius Gomez, da Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Uso da CM – celulose na purificação de toxinas peptídicas básicas”. Já na categoria instituição não houve premiação. A solenidade de entrega do prêmio está marcada para o dia 6 de outubro, na abertura da Inovatec 2009, no Expominas, em Belo Horizonte.

Homenagem

A escolha do nome da premiação é uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do país. Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação de insulina no Brasil.

A proposta é que a premiação seja concedida a pesquisadores mineiros, em anos pares, e a unidades de pesquisa de universidades, institutos de pesquisa e empresas sediadas em Minas Gerais, em anos ímpares. Em 2009, excepcionalmente, o prêmio contemplou as duas categorias.



Centro de Pesquisas Rene Rachou/CPqRR - A FIOCRUZ em Minas Gerais.
Rene Rachou Research Center/CPqRR - The Oswaldo Cruz Foundation in the State of Minas Gerais-Brazil.