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1º/09/2009
 

 

INCT de Engenharia de Superfícies realizou primeiro encontro com empresas sobre desafios tribológicos para motores a biocombustíveis

Realizado no Centro de P&D da Mahle  no dia 18 de agosto, o evento reuniu os vários agentes que se complementam em um processo de inovação tecnológica: universidades (USP e Unicamp), instituto de pesquisa (o IPT, representado pelo diretor de inovação Fernando Langraf), empresas (Mahle, Schafler e Sigma Motors) e governo (Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo).

As apresentações realizadas no evento possibilitaram um alinhamento de estratégias, competências e possibilidades. Nos próximos encontros, planejados para ocorrer a partir de setembro, vai se delinear um trabalho colaborativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“O contínuo aumento da potência dos motores de veículos, somada à sua adequação ao uso de álcool e biodiesel, apresenta alguns desafios à indústria automobilística e aos grupos de pesquisa”, diz o professor Amilton Sinatora, do LSF-USP e membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

De acordo com Sinatora, é necessário intensificar os esforços de pesquisa nessa área. “Apesar do pioneirismo no uso de álcool e veículos flex-fuel do Brasil, existe o risco de, em breve, nos tornamos importadores de tecnologia, dado crescente esforço de pesquisa internacional”, comenta. “Por outro lado, o melhor entendimento dos problemas e o eventual desenvolvimento de novas soluções têm grande potencial de exportação para outros países que adotarem biocombustíveis renováveis, em especial etanol”.

Organizado pelo grupo do Laboratório de Fenômenos de Superfícies ( LSF ) da USP e a Mahle, o 1º Encontro "Uma abordagem fundamental para os desafios tribológicos para filmes finos em motores que empregam biocombustíveis" representa uma iniciativa de interação dos pesquisadores do instituto com o setor produtivo. 

Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies