INCT de Engenharia de Superfícies realizou primeiro encontro com empresas sobre desafios tribológicos para motores a biocombustíveis
Realizado no Centro de P&D da Mahle
no dia 18 de agosto, o evento reuniu os vários
agentes que se complementam em um processo de inovação
tecnológica: universidades (USP e Unicamp), instituto de
pesquisa (o IPT, representado pelo diretor de inovação
Fernando Langraf), empresas (Mahle, Schafler e Sigma Motors) e governo
(Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo).
As apresentações
realizadas no evento possibilitaram um alinhamento de estratégias,
competências e possibilidades. Nos próximos encontros,
planejados para ocorrer a partir de setembro, vai se delinear um
trabalho colaborativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“O contínuo aumento da potência dos motores de veículos,
somada à sua adequação ao uso de álcool
e biodiesel, apresenta alguns desafios à indústria
automobilística e aos grupos de pesquisa”, diz o professor
Amilton Sinatora, do LSF-USP e membro do comitê gestor do
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.
De acordo com Sinatora, é necessário intensificar
os esforços de pesquisa nessa área. “Apesar do pioneirismo
no uso de álcool e veículos flex-fuel do Brasil, existe
o risco de, em breve, nos tornamos importadores de tecnologia, dado
crescente esforço de pesquisa internacional”, comenta. “Por
outro lado, o melhor entendimento dos problemas e o eventual desenvolvimento
de novas soluções têm grande potencial de exportação
para outros países que adotarem biocombustíveis renováveis,
em especial etanol”.
Organizado pelo grupo do Laboratório de Fenômenos
de Superfícies ( LSF
) da USP e a Mahle, o 1º Encontro "Uma abordagem fundamental
para os desafios tribológicos para filmes finos em motores
que empregam biocombustíveis" representa uma iniciativa de
interação dos pesquisadores do instituto com o setor
produtivo.
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
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