INCT-HPV faz campanha de esclarecimento sobre a doença
O Papilomavírus humano (HPV) é responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, infectando as mucosas anogenital e laringofaríngea e a pele causando lesões neoplásicas malignas e benignas.
Calcula-se que pelo menos 50% das pessoas sexualmente ativas estão infetados com pelo menos um tipo de HPV. Os HPVs causam cerca de 250 mil mortes por ano de câncer cervical, mais freqüentemente em países em desenvolvimento. Por ser um problema de saúde pública e apresentar alta incidência de lesões cosméticas e funcionais, as papilomaviroses humanas devem fazer parte da estratégia de saúde de qualquer país.
Por isso o INCT-HPV realizará sua primeira Campanha, de 30 de Novembro a 02 de Dezembro de 2009, nas imediações da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para conscientizar funcionários, alunos e médicos de todas as especialidades. Na oportunidade, haverá distribuição de cartilhas, criadas para essa finalidade e que, em breve, disponibilizaremos no website do Instituto
Ainda como parte da programação, será realizada uma Feira de Ciências, com a montagem de laboratório para detecção do vírus do HPV, onde alunos previamente inscritos terão oportunidade não só de aprender bem como manusear equipamento apropriado.
Além dessas duas ações, duas palestras estão agendadas, em sistema de Tele-Conferência, como parte do programa EDUCA SUS:
Dia 1 de Dezembro - "História Natural das Infecções por HPV em Mulheres e Homens" - Dra. Luisa Lina Villa
Dia 2 de Dezembro - "Doenças Anogenitais Relacionadas ao HPV" - Dra. Adriana Campaner e dr. Sidney Nadal.
Nos próximos dias, o website do INCT-HPV estará entrando no ar. -----------------------------------
INCT-HPV
Rua Dr. Cesário Mota Jr., 61 / 13º andar
Cep: 01221-020
(55 11) 3367-7878
|