7 inct

 

Notícias
 
14/12/2009
 

 

Soluções eletrônicas ajudam a diminuir o desperdício de alimentos pós-colheita

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e hortaliças. Em 2008, exportamos mais de 1 milhão de toneladas de frutas. No entanto, nosso país também tem números bastante negativos para apresentar nesta área. Devido a fatores como danos físicos e estresse térmico, cerca de 30 a 40% de nossa produção é perdida no transporte e em centrais de distribuição ao longo da cadeia de consumo. Dois projetos do INCT Namitec procuram oferecer soluções para diminuir estas perdas: a fruta eletrônica e a esfera instrumentada.

A Fruta Eletrônica nasceu com objetivo de ajudar o produtor a conhecer as causas geradoras deste desperdício e colaborar para minimizar as perdas. Um dos principais problemas que acarretam a perda são os machucados na casca das frutas, como áreas escurecidas que prejudicam a aparência e consequentemente provocam o descarte. Impactos sofridos no transporte, condições extremas de temperatura e humidade são os grandes causadores deste problema.

Com estas variáveis em mente, a equipe de pesquisadores do Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp, chefiada pelo Prof. Dr. Fabiano Fruett, desenvolveu, através da rede INCT Namitec, uma esfera instrumentada, de formato similar a uma fruta, capaz de mensurar impacto (acelerações dinâmicas e estáticas) e variações de temperatura em transporte e centros de distribuições. As variáveis medidas são armazenadas na própria fruta que posteriormente é conectada a um computador através de uma saída USB, possibilitanto assim que um software dedicado facilite a análise dos dados.

A Fruta Eletrônica passou por testes de campo em uma linha de beneficiamento de laranjas em Eng. Coelho, SP. Os primeiros resultados mostram que esse instrumento pode fornecer informações úteis que colaboram na identificação dos pontos de estresse mecânico e térmico, a que frutos são submetidos. A Fruta Eletrônica foi colocada junto a outras laranjas no centro de distribuição, passando pelas etapas de lavagem, secagem, seleção mecânica, separação das frutas e empacotamento manual, por um total de 65m de esteiras.

Esfera Instrumentada

Outro desenvolvimento feito dentro do escopo do INCT Namitec é a Esfera Instrumentada para medição da compressão que as frutas sofrem quando são empacotadas e transportadas. O empilhamento de caixas e o peso suportado pelas frutas também são responsáveis por um elevado número de perdas na produção. Pensando nisto, a equipe de pesquisadores da Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu uma esfera instrumentada capaz de medir as forças de compressão a que os frutos são submetidos. O equipamento também realiza a aquisição dos dados de temperatura e umidade e os transmite através de rádio freqüência,

Os primeiros testes de campo foram feitos em parceria com a Faculdade de Agronomia da UFRGS e revelaram que as frutas podem sofrer enormes pressões com o empilhamento de caixas. A avaliação, inclusive, fez com que o produtor de maças que cedeu seu espaço para os testes elaborasse um novo projeto de caixas, para diminuir a pressão sobre as frutas. A meta dos pesquisadores é evoluir este sistema para que não só tenhamos uma esfera trabalhando, mas sim diversas, formando múltiplas unidades autônomas de processamento, de tal modo que possam ser dispostas aleatoriamente no processo de transporte e beneficiamento de frutas. O estagio atual de desenvolvimento já permite a realização de testes de protocolos de comunicação restando a etapa de integração com o módulo sensor.

INCT Namitec

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT Namitec) foca suas pesquisas na área de microeletrônica, conduzindo estudos de redes de sensores, projetos de circuitos integrados e dispositivos, tecnologias de fabricação e formação de recursos humanos. O INCT Namitec é sediado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, São Paulo.

Imagens

Fruta eletrônica 01

Fruta eletrônica 02

Esfera 01

Esfera 02

Esfera Pallet

Assessoria de Imprensa Namitec