7 inct

 

Notícias
 
15/01/2010
 
 

INCT-INOFAR promove Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal na UFRJ

Tradicionalmente organizada pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) volta às aulas, mais uma vez, no período de 25 a 29 de janeiro de 2010, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Incorporada ao INCT-INOFAR como atividade de extensão e formação continuada tanto de estudantes de graduação como de pós-graduação, o evento oferece durante 5 dias consecutivos, cursos e conferências, com renomados especialistas da área, nacionais e estrangeiros.

Desde sua criação, em 1995, a Escola já reuniu mais de 2.000 participantes e recebeu célebres cientistas, responsáveis pelo desenvolvimento de medicamentos inovadores, como Simon Campbell (sildenafil) e Robin Ganellin (cimetidina), que contaram a história de suas descobertas ao vivo e a cores. Um valioso intercâmbio científico que proporciona aos participantes do evento a oportunidade de ampliar os seus horizontes na Química Farmacêutica Medicinal, permitindo que o Brasil aprimore os seus recursos humanos e avance na pesquisa por novos medicamentos.

Na programação desta, que será XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal, está prevista a participação de um time de especialistas latino-americos no planejamento e avaliação de novos fármacos para o tratamento das Doenças Tropicais Negligenciadas. Da Universidad de la República, no Uruguai, virão o Prof. Dr. Hugo Cerecetto e a Profª. Drª Mercedes Gonzáles; do Paraguai, a Profª Drª Antonieta Rojas de Arias da Fundación Moises Bertoni; e do Brasil, a Profª Drª Lídia Moreira Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao todo, 3 conferências e um curso específico dissertarão sobre o tema, refletindo sobre novas abordagens terapêuticas para a Doença de Chagas e a Leishmaniose.

Trazendo uma visão européia da Química Farmacêutica Medicinal Contemporânea, o Prof. Dr. Stefan Laufer, da University of Tuebingen , apresentará as estratégias usados por seu grupo de pesquisa, na Alemanha, para o desenho de novos fármacos para o sistema nervoso central. Introdução à Química Farmacêutica Medicinal, Metabolismo de Fármacos e Toxicologia, Noções introdutórias às Patentes e Inovação Farmacêutica e o Tutorial de Química Computacional e Modelagem Molecular são exemplos de alguns cursos que serão ministrados na Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal.

XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal

Data: 25 a 29 de janeiro de 2010

Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ)

Informações : www.farmacia.ufrj.br/lassbio/XVI_evqf/