7 inct

 

Notícias
 
19/03/2010
 
 

Pesquisador do INCT de Processos REDOX em Biomedicia é agraciado com a ordem nacional do mérito científico

O professor Vitor Francisco Ferreira, do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense e do INCT de Processos Redox em Biomedicina, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, que premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

Para o professor, “ser agraciado com um prêmio desta magnitude é um reconhecimento de que seu trabalho teve importância no cenário nacional e que isso foi reconhecido por pessoas da área. Com certeza você passa a ter mais destaque e isso lhe estimula a trabalhar mais duro e obter melhores resultados. Porém, devo ressaltar que considero que não teria obtido tal reconhecimento se não fosse pelo trabalho dos alunos e as colaborações, como estas que tenho feito no Redoxoma. Trabalhar com pessoas de área distinta é muito gratificante.”

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, pesquisador do 1B do CNPq, Cientista do nosso Estado (desde sua primeira edição) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, sua experiência profissional envolve as áreas de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica voltada para metodologias assimétricas e moléculas bioativas, atuando principalmente nos seguintes temas: carboidratos (monossacarídeos), nucleosídeos, diazocompostos, heterociclos e naftoquinonas.

Como pesquisador do INCT de Processos Redox em Biomedicina, Vitor ressalta que o trabalho de colaboração em redes é o caminho mais moderno na ciência, pois os problemas que se apresentam são interdisciplinares. Para ele, trabalhos isolados têm mérito, mas com resultados às vezes bem restritos. “Acredito que quanto mais abertos estamos para experimentar novos trabalhos, mais longe podemos ir. Como químico orgânico sintético por longos anos trabalhei dentro da área da química em metodologias e síntese. Algum tempo atrás decidi que deveria trabalhar com grupos que se interessassem em desenvolver novos composto visando quimioterapia (Tuberculose, Câncer, Doença de Chagas, Malária, etc.). Daí sugiram os melhores resultados dos nossos trabalhos, como por exemplo o realizado junto com o Prof. Emerson Lima (UFAM-REDOXOMA) e Prof. Floriano (FIOCRUZ) sobre síntese de novas substâncias com pronunciada atividade frente à enzima alfa-glucosidase, onde chegamos até a experimentação em ratos.”

A relação dos agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico por seus feitos em 2008 e 2009 foi publicada na última semana, no Diário Oficial da União. A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção é feita em ato solene presidido pelo presidente da República ou pelo ministro da Ciência e Tecnologia, ainda sem data definida.

Maria Célia Wider
Assessora de Comunicação do INCT de Processos Redox em Biomedicina- Redoxoma
mcwider@terra.com.br