7 inct

 

Notícias
 
28/03/2010
 
 

INCT-INOFAR participa de Feira FAPERJ 30 Anos

Para comemorar os seus 30 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) organizou, nos dias 24 e 25 de março, no Museu de Arte Moderna (MAM), uma feira para apresentar à sociedade relevantes projetos de pesquisa apoiados pela Instituição. A convite da FAPERJ, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) participou do evento, levando para a Feira as suas ações de divulgação científica e de educação em saúde.

Na Feira FAPERJ, o INCT-INOFAR apresentou o trabalho realizado pelo Portal dos Fármacos (www.portaldosfarmacos.ccs.ufrj.br), o seu veículo de divulgação científica na Internet, que além de ser um observatório virtual das pesquisas do Instituto, busca ainda difundir e popularizar as Ciências Farmacêuticas através da prática do jornalismo científico. Para ilustrar uma de suas atividades de educação em saúde, o INCT-INOFAR levou três exemplares de medicamentos “gigantes” – referência, similar e genérico – elementos cênicos da peça de teatro criada por pesquisadores para discutir temas ligados ao uso correto de medicamentos.

Quem visitou o stand do INCT-INOFAR na Feira FAPERJ pode assistir o vídeo “LASSBio 596: da molécula ao medicamento”. Com 13 minutos de duração, o curta-metragem conta a história de uma substância desenvolvida pelo Instituto para combater a asma, apresentando todas as etapas de pesquisa necessárias para que o medicamento possa chegar à prateleira das farmácias.

Com ilustrações coloridas e uma linguagem simples e dinâmica, a cartilha “Mandamentos do Uso correto de Medicamentos” alerta para os riscos do uso de medicamentos sem prescrição médica, fornecendo informações a respeito das tarjas, dicas sobre onde e como armazenar os medicamentos em casa, sempre fora do alcance de crianças. Uma versão animada da cartilha, produzida especialmente para o evento, foi exibida no stand alternada ao vídeo.

Durante o evento, o INCT-INOFAR apresentou ainda as cinco versões de quebra-cabeças temáticos produzidos pelo Instituto, inspirados em charges que buscam sensibilizar a população para o uso apropriado de medicamentos. O objetivo é que a montagem do quebra-cabeças estimule a reflexão crítica, propiciando uma atitude mais consciente do indivíduo frente o consumo de medicamentos. Entre os temas abordados estão, por exemplo, a influência da propaganda da indústria farmacêutica e a atenção para evitar a compra de medicamentos falsificados.

Contando com a expertise de 33 grupos de pesquisa, distribuídos em 15 instituições de 8 diferentes estados brasileiros, o INCT-INOFAR tem a missão de articular competências científicas nacionais em prol da descoberta de novos compostos, potenciais candidatos a futuros medicamentos. Além do desenvolvimento de fármacos genéricos, o Instituto realiza ainda projetos de pesquisa em inovação farmacêutica radical, aquela que visa a descoberta de um medicamento completamente novo.

Link do INCT-INOFAR: http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br/