7 inct

 

Notícias
 
04/11/2010
 
 

Pesquisador do INCT-INOFAR será homenageado pela American Chemical Society e CAPES

Angelo da Cunha Pinto, professor Titular do Instituto de Química da UFRJ e pesquisador membro do Comitê de Governança e Acompanhamento do INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) será homenageado, no dia 9 de novembro, em Brasília, pela American Chemical Society e pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por sua notória contribuição à Química. Faruk José Nome Aguilera (UFSC), Jair Dupont (UFRGS) e Ohara Augusto (USP) também serão homenageados na solenidade.

Com uma trajetória científica toda dedicada à Química de Produtos Naturais, Angelo Pinto é considerado um dos pesquisadores mais produtivos na área. Pesquisador do CNPq nível 1A, membro da Academia Brasileira de Ciências, desde 1997, e editor de periódicos de relevo nacional e internacional como o Journal of the Brasilian Chemical Society, o Professor Angelo Pinto tem sido agraciado com diversos prêmios durante a sua carreira. Em 2004, foi contemplado com a insígnia Grã-Cruz, maior condecoração que um cientista pode receber do Governo Brasileiro.   

Angelo da Cunha Pinto nasceu na cidade de Marco de Canavezes, em Portugal. Filho de imigrantes, chegou ao Brasil em 1951, época do pós-guerra, quando acabara de completar dois anos. Ainda na escola, apaixonou-se pela Química. O vestibular para Faculdade de Farmácia foi uma escolha para mais perto da Química Orgânica ficar. Em 1971, graduou-se em Farmácia pela UFRJ e, em 1974, obteve o título de mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1985, concluiu o doutorado em Química Orgânica no Instituto de Química da UFRJ, onde é professor titular desde 1993.

No Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ, em 1975, Angelo Pinto iniciou sua carreira científica como professor assistente. Trabalhando com expoentes nacionais e estrangeiros da Química de Produtos Naturais, descobriu sua paixão pela área. Há 20 anos, pesquisa a química das Velosiáceas. No Brasil, faz parte do grupo que melhor conhece a atividade biológica dessa família botânica no mundo. Militante da divulgação científica, o Prof. Angelo da Cunha Pinto colabora ativamente na organização das atividades que irão celebrar, em 2011, Ano Internacional da Química no Brasil.

Link do INCT de Fármacos e Medicamento:

http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br/