7 inct

 

Notícias
 
12/01/2011
 
 

Pesquisadores do INCT-INOFAR são admitidos na Ordem Nacional do Mérito Científico

Em reconhecimento as suas relevantes contribuições à Ciência e Tecnologia, a Ordem Nacional do Mérito Científico, através de decreto publicado no Diário Oficial da União, em 28 de dezembro de 2010, admitiu pesquisadores associados ao INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) como novos membros na classe de Comendador. Na área de Ciências Biológicas, o agraciado foi o Prof. Manoel Odorico de Moraes Filho (UFC) e em Ciências Químicas, os professores Francisco Radler de Aquino Neto (UFRJ) e Luiz Carlos Dias (UNICAMP).

Manoel Odorico de Moraes Filho é médico, com mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutorado em Oncologia pela Universidade de Oxford (1989), na Inglaterra. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1B, atua como professor da Unidade de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC. Em sua pesquisa, desenvolve temas na área de Farmacologia, com ênfase em oncologia, atuando principalmente em pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, citotoxicidade, bioequivalência, fitoterápicos, toxicologia clínica e farmacologia clínica.

Francisco Radler de Aquino Neto é químico, com pós-doutorado na Universidade de Strasbourg (1979-1980), na França, e Universidade de Cambridge, Inglaterra (1981-1982). Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1A, é professor titular do Instituto de Química da UFRJ e pesquisador chefe do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC). Suas áreas de interesse em pesquisa são centradas em Espectrometria de Massas, Controle de dopagem e problemas analíticos referentes à Química de Produtos Naturais, ambiental, forense, toxicológica, farmacológica, clínica, fina e industrial. Foi responsável por todo o controle anti- doping dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Luiz Carlos Dias é químico, com pós-doutorado na Universidade de Harvard (1994-1995), nos Estados Unidos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1B, é professor titular do Instituto de Química da Unicamp, pesquisador chefe do Laboratório de Química Orgânica Sintética e Membro do Comitê Gestor do INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Suas pesquisas têm ênfase em síntese total de compostos com atividade farmacológica destacada, controle da estereoquímica relativa em sistemas acíclicos e Química Teórica ( Natural Bond Orbital Analysis ). No final de 2010, seu grupo de pesquisa realizou a síntese inédita da atorvastatina, princípio ativo do Lipitor Ò /Pfizer, medicamento mais vendido no mundo.

Link do INCT de Fármacos e Medicamentos

http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br/