7 inct

 

Notícias
 
26/01/2011
 
 

INCT Hympar Sudeste recebe professor mexicano para atividades de cooperação científica e acadêmica

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira está recebendo o professor doutor Alejandro Zaldívar Riverón, docente do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidad Nacional Autónoma de México para atividades de cooperação científica e acadêmica de 24 de janeiro a 13 de fevereiro.

O pesquisador veio para visitar e estudar a coleção de Hymenoptera Parasitica, especialmente os exemplares da Família Braconidae, depositada no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, mediante o convite da Dra Angélica Maria Penteado-Dias.

Como parte das atividades acadêmicas o professor vai ministrar junto ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução (PPGGEv) o curso "Introduction to Systematics and Molecular Phylogenetics in Parasitic Hymenoptera", no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011. O PPGGEv da UFSCar recebe, até o dia 28 de janeiro, as inscrições dos interessados em participar da disciplina. A atividade é aberta para os alunos regularmente matriculados no PPGGEv e para estudantes de outros programas de pós-graduação, alunos de iniciação científica e demais pesquisadores interessados.

A ementa da disciplina inclui os seguintes tópicos: Concepts in systematics and phylogenetic reconstruction; Evolución molecular; Phylogenetic reconstruction methods; Probabilistic methods e DNA sequencing techniques for hymenopterans. O professor Alejandro discutirá conceitos básicos e avançados em sistemática e reconstrução filogenética e o uso de dados moleculares para tais inferências.

_______________

http://www.hympar.ufscar.br/noticias.html#professor_mexicano