7 inct

 

Notícias
 
14/02/2011
 
 

"Da uva ao vinho": curso de férias do INBEB foi um sucesso

Como descobrir o que um cientista faz? Como a ciência é gerada? Como é gerado o conhecimento descrito nos livros de ciências? Enfim, nada melhor do que viver como um cientista para entender o método científico.

Entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2011, o Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) ofereceu, junto com o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM / UFRJ), o curso de férias com o tema "Da uva ao vinho". 5 professores e 20 alunos da educação básica passaram uma semana num laboratório da UFRJ fazendo experimentos para responder às suas próprias perguntas relacionadas ao tópico.

Na primeira edição do curso de férias do INBEB, surgiram muitas perguntas interessantes: O vinho tem capacidade antioxidante? O vinho é um anticoagulante? O vinho é anticancerígeno? Como acontece a fermentação? Como o álcool é produzido? Além de muitas outras, que foram respondidas através de experimentos pensados e executados pelos próprios professores e alunos.

“O Curso foi tão interessante, empolgante, que realizaremos a próxima edição nas férias de julho!”, ressalta uma das organizadoras, a doutora Patrícia Souza dos Santos. Confira as fotos do evento no site do INBEB:

http://www.imbebb.org.br/default.aspx?pagegrid=pages&pagecode=55

_______________