7 inct

 

Notícias
 
09/03/2011
 
 

 

Pesquisador do Redoxoma será conferencista na GORDON CONFERENCE SOBRE TIÓIS

O Professor Luis Eduardo Soares Netto foi convidado como palestrante da Gordon Conference on Thiol-Based Redox Regulation and Signaling, que será realizada em Maine, EUA, entre os dia 29 de julho e 3 de agosto de 2012.

As reuniões Gordon envolvem um número limitado de pesquisadores e ocorrem em um local isolado. São eventos que procuram discutir dados altamente inovadores, ainda não publicados. Para permitir essa discussão sem que os pesquisadores sintam que estão expondo dados para seus competidores, o congresso não publica resumos, não permite fotografia ou gravação e considera os dados comunicados confidenciais. Como resultado, as discussões científicas que ocorrem são muito inovadoras. As reuniões Gordon adquiriram grande prestígio e passaram a congregar pesquisadores de ponta de todo o mundo,

A Gordon Research Conference dedicada a Thiol-Based Redox Regulation & Signaling é um fórum na fronteira do conhecimento redox por abordar os mecanismos relacionados a tióis como ”interruptores” moleculares (switches).

Segundo o professor Luis Netto, “um desafio do INCT Redoxoma é elucidar as bases moleculares como oxidantes e radicais livres intermedeiam desde circuitos de sinalização fisiológicos e patológicos até lesões a constituintes celulares, o que pode ter impactos em termos de saúde humana. Muitas vias de sinalização celular se utilizam da oxidação reversível de resíduos de cisteína como um “interruptor” ( switch ) molecular que aciona ou desativa esses processos. Mais especificamente, grupos tiol (-SH) podem ser oxidados acionando ou desativando vias de sinalização em processos que envolvem fosfatases, quinases, fatores de transcrição e proteínas G entre outros mediadores. Alteração na regulação redox dessas vias dependentes de grupos tiól (SH) tem, portanto, implicações importantes para o aparecimento e progressão de várias doenças complexas e parece ser um componente significativo do processo de envelhecimento”.

Luis Netto é Professor Titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP e pesquisador do INCT de Processos Redox em Biomedicina – Redoxoma. Em 2010, ele e seu grupo publicaram três artigos importantes sobre tiol- proteínas em periódicos consagrados, atraindo atenção para o trabalho desenvolvido no Brasil.

Em artigo publicado no Biochemistry , mostraram que interações redox entre proteínas são bastante especificas. Mais especificamente, mostraram que tiorredoxina redutase de leveduras só reduz tiorredoxina de leveduras, não é capaz de reduzir tiorredoxinas humanas ou de bactérias. Também identificaram alguns fatores estruturais e aminoácidos envolvidos nessa especificidade. ( Biochemistry. 2010 49 (15): 3317-26.)

No JBC mostraram que PrxQ uma enzima antioxidante de sub-classe de peroxirredoxinas (anteriormente considerada moderadamente reativa) é muito reativa. Combinando diferentes metodologias, incluindo cristalografia de raios X, propuseram um mecanismo de catálise que é único entre as peroxirredoxinas. (J Biol Chem. 2010 May 21; 285 (21): 16051-65.)

Ao longo dos últimos oito anos, Luis Netto e seu grupo têm estudado a proteína Ohr (“Organic Hydroperoxide Resistance protein”) de Xylella fastidiosa exclusivamente presente em bactérias. Eles mostraram que Ohr é uma enzima antioxidante com estrutura única e também com outras propriedades bioquímicas únicas.

Ano passado, em outro artigo publicado no JBC, mostraram que Ohr requer um redutor único entre enzimas antioxidantes baseadas em resíduo de cisteína. Não é nem tiorredoxina, nem GSH nem glutaredoxina (classicamente utilizados por essas enzimas), mas lipoamida, um tiol classicamente envolvido em processos bioenergéticos, mas não antioxidantes. Dessa forma, descreveram uma nova atividade enzimática: lipoil peroxidase. (J Biol Chem. 2010 Jul 16; 285(29): 21943-50).


Maria Célia Wider

Assessora de Comunicação do INCT de Processos Redox em Biomedicina - Redoxoma
redoxoma@iq.usp.br

_______________