7 inct

 

Notícias
 
27/05/2011
 
 

 

Pesquisador do POLO (INCT em Refrigeração e Termofísica) irá proferir palestra em Conferência Internacional sobre Nano, Micro e Minicanais

O Professor Jader Riso Barbosa Jr. foi convidado a proferir uma palestra na Ninth International Conference on Nanochannels, Microchannels e Minichannels (ICNMM 2011), a ser realizada em Edmonton, Canadá, de 19 a 22 de junho de 2011.

A conferência, organizada pela ASME ( American Society of Mechanical Engineers ), é um fórum interdisciplinar para intercâmbio de informações entre engenheiros e pesquisadores que atuam no desenvolvimento de sistemas térmicos e hidráulicos de pequena escala. Dispositivos e sistemas miniaturizados envolvendo o escoamento de fluidos são tecnologias emergentes com aplicações nas áreas biomédica, farmacêutica, eletrônica e militar .

De acordo com o professor Jader Barbosa, “uma das linhas de pesquisa do INCT em Refrigeração e Termofísica é o desenvolvimento de sistemas de refrigeração miniaturizados. Com o aumento da capacidade de processamento e redução do tamanho de equipamentos eletrônicos, computadores, servidores e sistemas de telecomunicação, as tecnologias convencionais de resfriamento (para as quais o limite mínimo é a temperatura ambiente) não serão mais suficientes. Para manter a temperatura de operação em níveis aceitáveis, tecnologias ativas de resfriamento, como a compressão mecânica utilizada nos refrigeradores domésticos, deverão ser adaptadas para as novas aplicações. Os maiores desafios do desenvolvimento desses dispositivos são a redução de tamanho dos componentes do refrigerador (compressor e trocadores de calor), mantendo-se em níveis aceitáveis a eficiência energética e o ruído gerado pelo sistema. Outra aplicação em potencial para o refrigerador miniaturizado é o conforto térmico individual, onde o sistema pode ser incorporado à vestimenta de indivíduos trabalhando em ambientes hostis, como bombeiros e soldados.”

Jader Barbosa é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e pesquisador do INCT em Refrigeração e Termofísica. Na ICNMM 2011, sua palestra intitulada “ Recent Developments in Vapor Compression Technologies for Small Scale Refrigeration Applications ” abordará os aspectos termodinâmicos e de transferência de calor associados ao desenvolvimento de compressores e trocadores de calor para sistemas de refrigeração miniaturizados. Em 2010, Jader Barbosa foi co-autor de sete artigos em periódicos indexados, dentre os quais o trabalho “ Mini-channel evaporator/heat pipe assembly for a chip cooling vapor compression refrigeration system ” (com G.B. Ribeiro e A.T. Prata), que propõe um sistema híbrido para o resfriamento de computadores portáteis ( Int. J. Refrig. 33, 1402-1412, 2010) .