7 inct

 

Notícias
 
18/07/2011
 
 

 

Workshop Internacional: Modelos de Reconversão de Áreas Mineradas

Aconteceu no último dia 5 de julho de 2011, o Workshop Internacional “Modelos de Reconversão de Áreas Mineradas”, realizado dentro do escopo de cooperação entre o Geopark Quadrilátero Ferrífero, o INCT ACQUA (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade), o CEDEPLAR (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional), os dois últimos vinculados à UFMG, e o Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico , vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. 

 

O evento foi aberto pelos convidados franceses, Yves Dhau-Decuypere e Giuseppe Lomaco, membros da delegação do Governo de Nord Pás de Calais, com quem Minas Gerais têm um importante acordo de cooperação. Estes narraram a experiência francesa relacionada ao Projeto Mission Bassim Minier de reconversão tecnológica, urbana, ambiental e sócio-econômica de um extenso território de lavra de carvão paralisada nos anos 90. Jupira Mendonça, da Escola de Arquitetura da UFMG, fez o contraponto com o caso Belo Horizonte na palestra: RMBH – Territorialidade e Centralidade.

 

A segunda parte do programa visou apresentar e discutir iniciativas de pesquisa e mobilização voltadas a estruturar novos modelos de reconversão para a mineração, em grande expansão, no Quadrilátero Ferrífero. O tema “O Desafio Brasileiro: Gestão de Territórios Mineradores”   foi abordado pelas seguintes palestras:

 

“A contribuição do INCT Acqua e do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico” – Renato Ciminelli. (INCT Acqua – PEMM); “Política Metropolitana Integrada de Gestão de Territórios Mineradores” – Fabiana Borges (CEDEPLAR – UFMG); “Plano de Desenvolvimento Regional para o Alto do Paraopeba” – Alisson Barbieri (CEDEPLAR - UFMG).

O fechamento do evento ocorreu com a apresentação da palestra “Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte: Novas Visões, Geopark e CACS – Uma tentativa de Integração” por Fabiana Bernardes, do Instituto de Geociências (UFMG – PDDI: Complexos Ambientais e Culturais) e Ana Paula Bax (Geopark do Quadrilátero Ferrífero).