Notas Técnicas

Fonte de recursos

Os recursos considerados para o levantamento dos investimentos apresentados neste site são os do Tesouro Nacional, inclusive repasses de outros Órgãos, como Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, e os provenientes dos Fundos Setoriais operacionalizados pelo CNPq.

Investimentos realizados

Bolsas

Os investimentos realizados nas linhas de bolsas no país e no exterior totalizam os valores relativos às folhas de pagamento mensal (conceito de mês de competência e não de caixa) do período consultado, incluindo todos os benefícios componentes das bolsas, quais sejam mensalidades, taxas escolares, seguro-saúde, auxílio instalação, auxílio tese e passagens aéreas, e são apresentados em moeda nacional corrente. Investimentos em bolsas de curta duração (abaixo de 6 meses) foram considerados no Auxílio à Pesquisa, e não em Bolsas.

Auxílios à pesquisa (Fomento)

Os investimentos apresentados para a linha de Auxílios à Pesquisa referem-se aos recursos de outros custeios e capital efetivamente pagos no período consultado, incluindo os recursos investidos nas bolsas de curta duração. Os valores são apresentados em moeda nacional corrente.

Nota: A metodologia adotada para o levantamento e alocação dos investimentos difere da utilizada pela Secretaria do Tesouro Nacional na preparação do Balanço Geral da União (Orçamento Executado, conceito de caixa), bem como daquela utilizada no Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI.

Quantidades de bolsas, de projetos de pesquisa e de pessoas

Bolsa-ano

O número de bolsa-ano, tanto no país quanto no exterior, representa a média aritmética do número de mensalidades pagas no ano consultado: mensalidades pagas de janeiro a dezembro/12 meses = bolsas-ano. Desta forma, o número de bolsas pode ser fracionário. Exemplo: 18 mensalidades/12 meses = 1,5 bolsa-ano. Quando a consulta é relativa ao ano corrente, ainda não fechado, a resposta à consulta corresponde à média aritmética proporcional ao número de meses.

Notas:

1- O número de bolsas-ano não é equivalente ao número de bolsistas, pois cada 12 mensalidades pagas, que é igual a 1 (uma) bolsa-ano, pode corresponder a 1 (um) ou mais bolsistas;

2- Eventualmente, os totais e subtotais podem não equacionar com as somas das parcelas, tendo em vista os arredondamentos das mesmas.

Auxílio

O conceito de número de auxílios utilizado neste painel reflete o número de processos que tiveram pagamentos efetuados nas diversas modalidades de fomento à pesquisa e de bolsas de curta duração. Os números são computados no ano do pagamento e não da aprovação. Se um processo teve pagamento efetuado em parcelas, pagas em anos distintos, ele é contado uma vez em cada ano em que houve pagamento.

Beneficiário

O número de beneficiários representa o número de pessoas (CPFs diferentes) contempladas com bolsas ou auxílios que receberam pelo menos um pagamento no ano consultado, por modalidade de bolsa ou auxílio. Por exemplo, se um mesmo beneficiário receber pagamentos relativos a duas modalidades diferentes (seja de bolsa ou auxílio) no mesmo ano, ele é contado duas vezes.

Alocação regional e institucional

Bolsas no país e Auxílios à pesquisa: a região a unidade da federação são relativas à localização da instituição onde o bolsista ou pesquisador está desenvolvendo suas atividades acadêmicas ou de pesquisa (instituição executora da bolsa ou do auxílio).

Bolsas no Exterior: foi utilizada a região e unidade da federação onde se localiza a instituição de vínculo, ou instituição proponente, do bolsista. Isto porque, neste Painel, há opções de consulta considerando a soma das três linhas de atuação (Bolsas no país, Bolsas no exterior e Auxílios à pesquisa) e, assim, a variável utilizada tem que ser comum a todas as três. No entanto, a informação de instituição/UF/Região de vínculo do bolsista não é obrigatória, o que deixa um grande número de registros sem essa informação, o que é especialmente notado quando a consulta filtra apenas as Bolsas no exterior.

Alocação por áreas do conhecimento

Os dados por grande área e área do conhecimento são classificados segundo a árvore do conhecimento oficial adotada pelo CNPq e outras agências de fomento. No entanto, nas totalizações por grande área, há que se registrar duas exceções: as áreas de Ciência da Computação e de Desenho Industrial, classificadas na tabela vigente, respectivamente, nas grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra e de Ciências Sociais Aplicadas, neste Painel estatísticas estão contabilizadas na grande área das Engenharias.

Não se aplica

As bolsas relativas aos Programas de Capacitação Institucional – PCI (inclusive as do MCT operacionalizados pelo CNPq) e ao Programa de Capacitação em Planejamento e Gestão de C&T tiveram suas informações sobre as dimensões Região, Unidade da federação e Área do conhecimento registradas como Não se aplica, com o propósito de não "contaminar" as informações relativas ao conjunto das bolsas e auxílios. Isto porque elas, em geral, são concentradas em algumas unidades da federação, como, por exemplo, no DF, onde se localizam o MCT e o CNPq e em algumas áreas do conhecimento, como Administração, por exemplo.

Não informado

Alguns dados não informados são decorrentes de campos não obrigatórios existentes nos formulários de propostas ou nos próprios currículos Lattes dos bolsistas e pesquisadores, origem de grande parte dos dados deste Painel. O campo sexo, por exemplo, inicialmente não era obrigatório no CV Lattes e, daí, a ocorrência de registros sem informação por esta variável.

Modalidades

Neste Painel, as bolsas de Iniciação Científica, concedidas diretamente aos bolsistas ou concedidas pelo sistema de cotas institucionais (PIBIC), estão agrupadas na modalidade de Iniciação Científica - IC. Porém, nas consultas pela variável Programa, é possível obter dados do PIBIC, separadamente, selecionando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O mesmo ocorre com as bolsas de Iniciação Tecnológica – IT: para obter dados das bolsas PIBIT separadamente, deve ser selecionado o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Outras modalidades, semelhantes entre si, também foram agrupadas. Consulte o Glossário deste Painel para saber mais.

Programas

Alguns Programas foram agregados para sintetizar e mostrar de forma mais clara a evolução dos investimentos do CNPq. Consulte o Glossário deste Painel para saber mais.