SBPC conversa com vencedores dos prêmios Jovem Cientista e Destaque do Ano na Iniciação Científica


O incentivo à iniciação científica é ação consolidada do CNPq desde quando foi criado, no início da década de 50. Tendo como missão a promoção do desenvolvimento do país não só quanto à produção de pesquisa, mas também ao contribuir na formulação de políticas nacionais de C&T, o CNPq preocupou-se em instituir e fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O objetivo central é despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores. Com o sucesso de procura e de resultados obtido com essa ação, o CNPq, em 2004, lançou uma nova modalidade de bolsa: o PIBIC Jr, possibilitando inserir no meio acadêmico e científico alunos do ensino médio. Por meio de parcerias com instituições de pesquisa e de ensino superior e com as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia ou Fundações de Amparo à Pesquisa, o CNPq tem proporcionado, em milhares de jovens estudantes, o despertar do interesse à carreira de cientista.

Para reforçar estas ações, foi criado pelo CNPq, em 2003, o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. O objetivo é premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final de pesquisa, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

Em 2009, foi consolidada a parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com Academia Brasileira de Ciências (ABC), proporcionando ao Prêmio maior visibilidade, notadamente, junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.


Acesse as ESTATÍSTICAS dos:

- Nº DE BOLSISTAS INDICADOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA PARTICIPANTES - 2003 A 2010

- VENCEDORES POR ESTADO - TOTAL = 42 - PERÍODO: 2003 A 2010