8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero


HISTÓRICO

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a ONU Mulheres é um concurso composto de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos que tratam das questões de gênero e feminismo.

A tabela 1 mostra as inscrições por cada edição deste Prêmio e estes números revelam a expressiva participação da comunidade estudantil e universitária na produção de conhecimento a respeito das relações de gênero no País. O destaque fica por conta do interesse dos jovens de ensino médio que nestes sete anos geraram mais de quinze mil redações sobre o tema. O ponto de inflexão foi o ano de 2008 quando o número de inscrições saltou para 2.299 redações e deste patamar não baixou mais.

Tabela 1 -Inscrições no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, todas as edições.

 

Trabalhos Inscritos, 2005-2011.

Categoria

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

TOTAL

Estudante do Ensino Médio

1270

1284

620

2299

2976

3951

3376

15776

Estudante de Graduação

141

154

171

218

271

197

203

1355

Graduado

0

0

429

485

-

-

-

914

Estudante de Pós-Graduação

176

207

-

-

-

-

-

383

Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado

-

-

-

-

283

267

218

768

Mestre, Estudante de Doutorado

-

-

-

-

156

145

122

423

Escola Promotora da Igualdade de Gênero

-

-

-

-

17

12

46

75

Total de Trabalhos Inscritos

1587

1645

1220

3002

3686

4572

3965

19694

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres, Brasília/DF, Dezembro de 2011.



Esta edição contou com a adesão de 3.965 participantes, distribuídos nas categorias: Estudante de Ensino Médio, que se inscreveram com redações; Estudante de Graduação; Graduados, Especialistas e Estudantes de Mestrado; e Mestres e Estudantes de Doutorado, que se inscreveram com artigos científicos. A categoria Escola Promotora da Igualdade destacou-se pelo crescimento do número de projetos e ações pedagógicos apresentados em relação à edição anterior. As ações de promoção da igualdade de gênero desenvolvidas em seu cotidiano contribuem para favorecer o envolvimento da comunidade escolar em torno dessa discussão.