8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
HISTÓRICO
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a ONU Mulheres é um concurso composto de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos que tratam das questões de gênero e feminismo.
A tabela 1 mostra as inscrições por cada edição deste Prêmio e estes números revelam a expressiva participação da comunidade estudantil e universitária na produção de conhecimento a respeito das relações de gênero no País. O destaque fica por conta do interesse dos jovens de ensino médio que nestes sete anos geraram mais de quinze mil redações sobre o tema. O ponto de inflexão foi o ano de 2008 quando o número de inscrições saltou para 2.299 redações e deste patamar não baixou mais.
Tabela 1 -Inscrições no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, todas as edições. |
||||||||
Trabalhos Inscritos, 2005-2011. |
||||||||
Categoria |
2005 |
2006 |
2007 |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
TOTAL |
Estudante do Ensino Médio |
1270 |
1284 |
620 |
2299 |
2976 |
3951 |
3376 |
15776 |
Estudante de Graduação |
141 |
154 |
171 |
218 |
271 |
197 |
203 |
1355 |
Graduado |
0 |
0 |
429 |
485 |
- |
- |
- |
914 |
Estudante de Pós-Graduação |
176 |
207 |
- |
- |
- |
- |
- |
383 |
Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado |
- |
- |
- |
- |
283 |
267 |
218 |
768 |
Mestre, Estudante de Doutorado |
- |
- |
- |
- |
156 |
145 |
122 |
423 |
Escola Promotora da Igualdade de Gênero |
- |
- |
- |
- |
17 |
12 |
46 |
75 |
Total de Trabalhos Inscritos |
1587 |
1645 |
1220 |
3002 |
3686 |
4572 |
3965 |
19694 |
Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres, Brasília/DF, Dezembro de 2011. |
Esta edição contou com a adesão de 3.965 participantes, distribuídos nas categorias: Estudante de Ensino Médio, que se inscreveram com redações; Estudante de Graduação; Graduados, Especialistas e Estudantes de Mestrado; e Mestres e Estudantes de Doutorado, que se inscreveram com artigos científicos. A categoria Escola Promotora da Igualdade destacou-se pelo crescimento do número de projetos e ações pedagógicos apresentados em relação à edição anterior. As ações de promoção da igualdade de gênero desenvolvidas em seu cotidiano contribuem para favorecer o envolvimento da comunidade escolar em torno dessa discussão.