Edição 2018
Grande Área do Conhecimento: Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes
Agraciado: Jorge Sidney Coli Junior
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Jorge Sidney Coli Junior, professor titular em História da Arte e História da Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é o agraciado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia.
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coli nasceu em 1947 em Amparo, interior paulista. Na Universidade de Provença (Aix-Marseille I), formou-se em história da arte e arqueologia. Fez mestrado na mesma instituição, em história da arte. De volta ao Departamento de Filosofia da USP, em 1989 obteve o doutoramento em estética, no Departamento de Filosofia da USP sob orientação de Mari Silvia Carvalho Franco, com uma tese sobre “ O mundo musical de Mario de Andrade”. De 2013 a 2017 foi diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, onde havia criado o Centro de Estudos em História da Arte e Arqueologia, a Revista de História da Arte e Arqueologia e também a área de pós-graduação em História da Arte.
Lecionou na Universidade de Provence (Aix-Marseille I), Montpellier e Toulouse, além de ter sido professor convidado nas Universidades de Princeton (USA), Paris I (Panthéon-Sorbonne – Chaire des Amériques) e Osaka (Japão); e pesquisador da New York University (USA).
Recebeu diversos prêmios, entre eles o de Excelência Acadêmica “Zeferino Vaz” (Unicamp), "Florestan Fernandes" (CAPES) como melhor orientador de tese em Ciências Humanas (2005 – tese de Maraliz Vieira Christo Pintura de História e heróis no século XIX: Pedro Americo e o Tradentes Esquartejado ).
Fora do âmbito acadêmico foi Secretário da Cultura de Campinas, São Paulo, em 2001, durante a gestão de Antonio da Costa Santos, é colunista do jornal Folha de S. Paulo , e foi colaborador do jornal francês Le Monde . Entre seus livors estão Música Final , publicado em 1998 pela editora Unicamp, L'Atelier de Courbet , de 2007 pela editora Hazan (Paris) e O corpo da liberdade , publicado em 2010 pela CosacNaify e traduzido para o francês cinco anos depois (editora ELLUG, Universidade de Grenoble).
Seus estudos voltam-se particularmente para a arte e iconografia do século 19.
Edição 2016
Grande Área do Conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Agraciado: Paulo Eduardo Artaxo Netto
Universidade de São Paulo (USP)
Paulo Eduardo Artaxo Netto – Nasceu em São Paulo em 1954, graduou-se em Física pela Universidade São Paulo a USP (1977), mestrado em Física Nuclear pela USP (1980) e é Doutor em Física Atmosférica também pela USP (1985). Trabalhou na NASA (Estados Unidos), Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos).
Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbano e outros temas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências dos países em desenvolvimento (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Publicou 396 trabalhos científicos e apresentou 890 papers em conferências científicas internacionais. Tem mais de 12.000 citações de seus trabalhos e publicou 11 trabalhos nas revistas Science e Nature. Seu índice H no ISI Web of Science é 63. Tem mais de 26.400 citações no Google Scholar, com índice H no Google Scholar de 84.
Coordenou dois Institutos do Milênio do CNPq, é membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e de 7 outros painéis científicos internacionais. Foi membro da coordenação da área de Geociências da FAPESP de 2000 a 2008, e é membro da coordenação do Programa FAPESP de Mudanças Globais e da Rede CLIMA do MCTI. É representante da comunidade científica no CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Em 2004, recebeu um voto de aplauso do Senado Brasileiro pelo trabalho científico em meio ambiente na Amazônia. Em 2006, foi eleito fellow da American Association for the Advancement of Sciences. É membro da equipe do IPCC que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Em 2007, recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2009, foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Em 2010, recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations. Também em 2010 recebeu a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de comendador. Em 2014 e 2015, foi incluído na lista dos cientistas com maior número de citações globais, editada pela Thomson Reuters.
Edição 2015
Grande Área do Conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Agraciado: Magda Becker Soares
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962). Atualmente é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conselheira da Communitee Economique Europeen.
Uma das criadoras da Faculdade de Educação da UFMG, a FaE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizacao, letramento, escrita, ensino, leitura e formação de professores. é autora de diversos livros, e especialmente conhecida por seus livros didáticos de Língua portuguesa usados dos anos 1970 a 1990.
Durante sua carreira recebeu prêmios como: Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Cavaleiro, Presidência da República (1972), Medalha de Honra da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais (1977), Honra ao Mérito da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais, Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (1981), Medalha do Mérito na Assistência ao Estudante, Ministério da Educação e Cultura (1985), Prêmio Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Título de Professora Emérita, Faculdade de Educação da UFMG (1998), Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Comendador, Presidência da República (2000), Medalha Santos Dumont, Grau Ouro, Governo do Estado de Minas Gerais (2005) e Medalha Reitor Mendes Pimentel, UFMG (2007).
Edição 2014
Grande Área do Conhecimento: Ciências da Vida
Agraciado: Walter Colli
Universidade de São Paulo (USP)
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1962), doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina e Livre-Docente pelo Instituto de Química da USP (IQUSP, 1971), foi Professor Titular da USP (1980-2009) e bolsista de Produtividade 1A do CNPq (1982-2009). Foi Diretor do IQUSP em dois períodos (1986-1990 e 1994-1998) e do Instituto Butantan (1999). Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1989-1991), do Conselho Superior da FAPESP (1988-1994), Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1999-2006) e Diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP (2006-2009). Foi Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio, 2006-2009) e Diretor-Geral da Associação Brasileira da Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS, 06/2010-05/2011). Desde 2003 é Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da FAPESP. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). É membro da Ordem do Mérito Científico do Brasil nas classes Comendador (1995) e Grã Cruz (2000). Atualmente é Colaborador Sênior do IQUSP e bolsista de Produtividade Sênior do CNPq. Tem vasta experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular e atua principalmente na área de interação entre Trypanosoma Cruzi e célula hospedeira, com particular enfoque em glicoconjugados, ligantes e receptores. Publicou mais de 100 trabalhos na literatura especializada e 22 capítulos de livros, sendo responsável pela orientação e formação de estudantes bolsistas de iniciação científica, mestres, doutores e pós-doutores.
Nos últimos 30 anos, o professor Walter Colli manteve estreita colaboração com grupos de pesquisa argentinos, tendo recebido vários pós-doutores da Argentina em seu laboratório.
Ensinou Bioquímica e Biologia Molecular, durante 50 anos, para estudantes de graduação.
Cerimônia de premiação e aula magna - Prof. Walter Colli - USP
CNPq anuncia vencedor 2014 - Ciências da Vida
EDIÇÃO 2012
Grande Área do Conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Agraciado: Edgar Dutra Zanotto
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Edgar Dutra Zanotto graduou-se em Engenharia de Materiais em 1976, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em seguida foi contratado como auxiliar de ensino naquela mesma universidade. Concomitantemente às atividades de ensino na UFSCar, cursou e concluiu o mestrado em Física Aplicada e Ciência dos Materiais em 1978, no Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Em 1982 concluiu estudos de doutoramento em Tecnologia de Vidros na Universidade de Sheffield na Inglaterra. Atuou como professor visitante no Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da University of Arizona (Fullbrigh Fellow) em 1987-88 e no College of Optics and Photonics da University of Central Florida, em 2005, ambas nos EUA. Atualmente ele é professor titular do DEMa – UFSCar. As atividades de pesquisa fundamental de Zanotto e colaboradores focalizam principalmente o tema “cristalização e propriedades de vidros e vitrocerâmicas” e foram divulgadas em mais de 200 artigos, 20 capítulos de livros e 2 livros. Ele figura em primeiro lugar no ranking mundial da base Scopus com as palavras-chave (Crystal nucleation growth glass). O professor foi agraciado com 26 prêmios, que incluem a Comenda Nacional da Ordem do Mérito Científico e o Almirante Álvaro Alberto (2012), além do TWAS Engineering Prize 2010 e três dos prêmios mais importantes em ciência dos vidros (Zachariasen Award, Vittorio Gottardi Prize e G. W. Morey Award). Ele apresentou mais de três centenas conferências em congressos nacionais e internacionais, sendo cerca de 100 à convite. Ele organizou e foi o chairman de 6 dos mais importantes congressos mundiais sobre vidros. As atividades de pesquisa tecnológica de Zanotto e colaboradores incluem 22 projetos em parceria com empresas, e consultoria a mais de 40 empresas. Ele tem 14 patentes depositadas, duas delas premiadas pelo MEC-IBM e no Concurso Nacional “Prêmio Governador do Estado” - Invento Brasileiro 1996. Zanotto é Pesquisador 1A do CNPq, Fellow da Society of Glass Technology (UK) e membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), World Academy of Ceramics, e da TWAS. Ele foi Coordenador do CA-MM do CNPq, Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da Fapesp e do setor de patentes da mesma durante 1 década, Co-fundador da SBPMat, Co-fundador do periódico Materials Research (editor chefe durante 13 anos) e membro dos editorial boards de Verre, Scielo, e-Mat, International Journal of Solids and Structures, Pesquisa Fapesp e Tec-Bahia; Atualmente ele acumula as seguintes funções administrativas e consultivas: Professor titular do DEMa-UFSCar, Diretor de um Cepid da Fapesp – CeRTEV (Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials) da UFSCar, Editor principal do Journal of Non-Crystalline Solids e membro do Advisory Board e quatro outros periódicos; Vice-chairman do Comitê Técnico de Cristalização de Vidros da International Commission on Glass; membro do Advisory Board do International Materials Institute (NSF- USA) e da ACIESP; Curador do ParqTec São Carlos, Diretor de Publicações da Associação Brasileira de Cerâmica, Membro do Conselho de Pesquisa da UFSCar, Membro do Conselho de Administração do IMPA, Brazilian Representative na International Ceramic Federation e Officer da Glass and Optical Materials Division (GOMD) da American Ceramic Society.
CNPq anuncia vencedor 2012 - Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias
Cerimônia de Premiação - Prof. Edgar Dutra Zanotto - UFSCar
PUBLICAÇÃO COMEMORATIVA 30 ANOS
Esta é a publicação comemorativa dos 30 anos do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia que tem por finalidade contar a história e o funcionamento do prêmio, assim como traçar os perfis acadêmicos e profissionais dos laureados, apresentando o conjunto de suas obras e ressaltando a importância e os impactos de suas pesquisas para a área do conhecimento e para a sociedade.
Acesse aqui
EDIÇÃO 2011
Grande Área do Conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Agraciada: Maria da Conceição de Almeida Tavares
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Nascida em Portugal em 1930 Maria da Conceição de Almeida Tavares foi uma das economistas de maior influência sobre o pensamento econômico brasileiro desde os anos 60, em especial o heterodoxo. Após estudar matemática em Lisboa, veio para o Brasil onde se formou economista pela então Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Trabalhou na Cepal tornou-se professora da UFRJ e, mais tarde, da Unicamp. Sua carreira acadêmica e sua obra sempre se pautaram por suas convicções éticas e políticas, de defesa de uma sociedade mais justa e solidária. Seu espírito de luta acabou por levá-la a pleitear uma cadeira na Câmara de Deputados, mandato obtido e exercido de 1995 a 1999. Entretanto, sentiu não ser ali que melhor poderia servir às suas idéias e voltou às lides acadêmicas após esse período. Tornou-se célebre não só pelo vigor de seu pensamento, mas também pela paixão com que defendeu seus pontos de vista, sempre procurando identificar quais os interesses da grande maioria da população, excluída dos frutos do desenvolvimento, e tomar o seu partido. Sua obra é bastante diversificada: escreveu artigos e livros influentes, tanto no campo teórico quanto acerca de aspectos variados da economia brasileira. Seu primeiro trabalho relevante foi “Auge e declínio do processo de substituição de importações no Brasil”. Neste artigo já estavam presentes as questões que priorizaria mais adiante. A compreensão da dinâmica própria de economias como as latino-americanas, em particular a brasileira, foi o que o norteou: como se inserem essas economias no mercado internacional, como evolui sua distribuição de renda, como se dá o progresso técnico, como é possível financiar o investimento e o consumo, superando a precariedade dos sistemas financeiros locais, foram alguns dos problemas para cujo equacionamento procurou contribuir. Uma preocupação fundamental, característica de seu pensamento, já estava aí presente: a assimetria de poder existente entre as diversas economias.
Aula Magna (257 MB)
Premiação
EDIÇÃO 2010
Grande Área do Conhecimento: Ciências da Vida
Agraciado: Iván Antonio Izquierdo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Médico (1961) e Doutor em Medicina (Farmacologia) (1962) pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro de várias sociedades científicas do país e do exterior. Recebeu mais de 50 prêmios e distinções nacionais e internacionais. Membro do comitê editorial de muitas revistas científicas e assessor de muitas agências de fomento do país e do exterior. Formou até hoje 95 Mestres e Doutores, hoje professores em 19 universidades ou centros de pesquisa do Brasil e 7 do exterior. Descobriu os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endôgena, e a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico (1996), Prêmio Conrado Wessel (2007), Prêmio Almirante Alvaro Alberto (2010), Membro da ABC, da National Academy of Sciences, da TWAS e de outras academias. Doutor Honoris Causa das Universidades de Paraná e Córdoba e Professor Honorário das de Buenos Aires e Córdoba.
Premiação