Apresentação
O Prêmio de Fotografia Ciência e Arte foi concebido como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. O Prêmio revela talentos e traz uma tendência relativamente recente no âmbito acadêmico científico mundial de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre pesquisa científica, tanto quanto objeto como produto de estudos e análises fundamentados na ciência.
Nas edições de 2011 e 2012 foram inscritas 2.175 imagens, as quais foram avaliadas pela comissão julgadora considerando os seguintes requisitos: originalidade, inovação e impacto visual, relevância da imagem, contribuição ao conhecimento para a popularização e divulgação científica e tecnológica e qualidade estética.
Em sua terceira edição o PFOTO, mais uma vez, busca ampliar o viés da divulgação científica e tecnológica, acrescentando a opção de inscrição de imagens produzidas por outros instrumentos, tais como: raio x, ultrasson, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan, entre outros. Com isso, espera-se que mais trabalhos sejam apresentados, e que a iniciativa inovadora seja sedimentada como uma ação que irá efetivamente contribuir para a popularização da ciência e da tecnologia no Brasil.