Image 01

PROMOTORES

CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com 61 anos de experiência no apoio à pesquisa brasileira, contribui diretamente para a formação de pesquisadores e atua como um dos principais agentes de incentivo ao desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (C,T & I) no Brasil.
A agência busca consolidar a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica do país, através do fomento, principalmente a projetos individuais, na ampliação do aporte de recursos aos atuais programas de P&D, na consolidação de parcerias estratégicas com os estados e na criação de novos programas voltados para o atendimento da crescente demanda por pesquisa e desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento.
Por meio da concessão de bolsas de diversas modalidades, o CNPq forma e capacita continuamente mestres e doutores, além de alunos de graduação e de ensino médio (ICJr), a fim de envolvê-los desde cedo nos projetos de pesquisa. Para auxiliar a pesquisa, o CNPq lança anualmente inúmeros editais públicos. Estes são financiados com recursos próprios da agência, ou de outros Ministérios e Fundos Setoriais.
http://www.cnpq.br.

MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi criado pelo Decreto 91.146, em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Sua área de competência está estabelecida no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006. Como órgão da administração direta, o MCTI tem como competências os seguintes assuntos: política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.