7 inct

 

Notícias
 
03/09/2010
 
 

INCT implanta núcleo na Amazônia

Anny Brandão
UEA Parintins

O presidente do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Centro de Energia, Ambiente e Biodiversidade (CEAB), José Carlos Rodrigues e o vice-preside Tetsuo Yamane esteviveram em Parintins (360 Km em linha reta da capital Manaus) na quinta-feira (2), e confirmou a implantação de um núcleo do órgão na cidade com o objetivo de incentivo a pesquisa junto aos cursos de pós-graduação. O núcleo funcionará em uma das salas do Cesp/UEA.

Para o diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins, David Xavier, o INCT que possui parcerias com cerca de vinte e quatro instituições nacionais e internacionais, vem contemplar a Ilha com o título de pioneira nesse campo. “No Brasil os centros estão concentrados em grandes capitais e a UEA amplia seu espaço junto aos pesquisadores do restante do país”, disse.

Além do núcleo do INCT, o presidente do órgão José Carlos reuniu com bolsistas dos cursos de matemática e biologia e ressaltou a importância desse tipo de investimento. “A probabilidade de encontramos nesse espaço grandes cientistas é a mesma de qualquer lugar do mundo”, frisou.

Yamane, vice presidente, disse que a missão do INCT-CEAB é de promover, através de colaborações institucionais e culturais, a pesquisa cientifica multidisciplinar e o ensino de excelência relacionados aos tópicos de energia-ambiente e biodiversidade.

Para o professor e coordenador adjunto do mestrado em Biotecnologia Ademir Castro, essa oportunidade gera um encaminhamento para quem está entrando na academia, e o INCT surge com essa proposta por considera o pólo de Parintins promissor nesse campo.

Aprovado em janeiro de 2009 pelo CNPq, o INCT-Ceab tem como objetivos desenvolver tecnologias verdes com foco na solução dos problemas da Amazônia e do país relacionados à energia, combustíveis, biodiversidade, decomposição de material orgânico prejudicial ao meio ambiente.

Fotos:

Clique nas imagens para ampliar.

Ademir Castro, José Carlos e Yamane, no laboratório.

José Carlos (INCT-CEAB) e alunos.

Ademir Castro, José Carlos e Yamane, no corredor da UEA, Parintins.

Ademir Castro, José Carlos e Yamane.