8º PRÉMIO DESTAQUE DO ANO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Categoria Mérito Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Categoria Bolsista de Iniciação Científica

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes:

1º lugar: Pedro Henrique Witchs, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tendo como orientadora a Profª Maura Corcini Lopes com o trabalho intitulado: “o Ensino de Ciências e Biologia para Surdos”.

2º lugar: Danielle Roberta Dias, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo como orientadora a Profª Wânia Terezinha Ladeira com o trabalho intitulado: “A organização interacional em uma escola pública da periferia de Viçosa-MG: um estudo da estrutura de participação e formatos de produção de elocuções”.

3º lugar: Cristina Aparecida Lima do Nascimento, bolsista do INPA e aluna da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo como orientadora a Profª Maria Inês Gasparetto Higuchi com o trabalho intitulado: “Percepção de Jovens sobre o Ambiente”.

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias:

1º lugar: Ricardo Salviano dos Santos, da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tendo como orientador o Prof. Alexandre Soares dos Santos com o trabalho intitulado: “Sacarificação enzimática do resíduo da extração de óleo de pinhão-manso (jatropha curcas I.) para a produção de Bioetanol”.

2º lugar: Vinicios Pistor, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo como orientador o Prof. Ademir José Zattera com o trabalho intitulado: “Síntese de poliuretano termoplástico por extrusão reativa contendo diferentes teores do oligômero poliédrico isooctil trisilanol-poss”.

3º lugar: Nayara Teodoro do Prado, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como orientador o Prof. Luiz Carlos Alves de Oliveira com o trabalho intitulado: “Tratamento dos rejeitos sólidos da indústria do couro contendo cromo: uso como fonte orgânica de nitrogênio para a agricultura”.

Ciências da Vida:

1º lugar: Jessie Pereira dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como orientadora a Profª Helena Piccoli Romanowski com o trabalho intitulado: “Guia de borboletas frugívoras da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, Brasil”.

2º lugar: Edilene de Souza Costa, bolsista do Instituto Butantan e aluna da Universidade São Camilo, tendo como orientadora a Profª Sandra Coccuzo Sampaio Vesoni com o trabalho intitulado: “ Efeito da Crotoxina sobre Função de Macrófagos durante a Progressão Tumoral. Ensaios in vivo e in vitro”.

3º lugar: Raquel Raick Pereira da Silva, da Universidade Federal do Pará, tendo como orientadora a Profª Edilene Oliveira da Silva com o trabalho intitulado: “Estudo in vitro dos efeitos do extrato proveniente da planta Physalis angulata sobre Leishmania (L.) amazonenis e a célula hospedeira”.