Histórico

30 Anos Revelando Talentos e Impulsionando a Pesquisa

UM POUCO DA HISTÓRIA

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma das principais e a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação, é pioneiro na concessão de prêmios no Brasil.

O Prêmio Jovem Cientista (PJC) surgiu com os objetivos de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que buscam alternativas para os problemas brasileiros.

A primeira edição do Prêmio Jovem Cientista, realizada em 1981, foi resultado de um contato da Marconi International Fellowship , administrada pelo Instituto de Estudos Humanísticos do Colorado, nos Estados Unidos da América, que solicitou ao CNPq que selecionasse um candidato qualificado para concorrer ao Concurso Jovem Cientista Brasileiro - Prêmio Marconi. No ano seguinte, consoante com suas prioridades institucionais de despertar a vocação científica entre os jovens, o CNPq instituiu, definitivamente, o Prêmio Jovem Cientista, por meio da Resolução Executiva nº 109/1982.

O primeiro ganhador do Prêmio Jovem Cientista foi Henrique Sarmento Malvar, na época Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade de Brasília (UnB), que apresentou um trabalho com o tema Telecomunicações. Atualmente, Henrique Sarmento Malvar é cientista-chefe da Microsoft .

Em 2011, o Prêmio Jovem Cientista completou 30 anos. Os resultados alcançados são decorrentes de um processo consolidado e coerente com os objetivos do prêmio. Os instrumentos foram aperfeiçoados, reforçando o papel que o Prêmio Jovem Cientista desempenha no desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil.

A atual situação profissional dos premiados revela trajetórias bem-sucedidas na carreira acadêmica, nas atividades de pesquisa, realizadas em instituições públicas e privadas e, ainda, em consultorias e iniciativas empreendedoras.

Cabe ressaltar, a credibilidade que o PJC conquistou junto à comunidade científica, devido à qualidade e seriedade como é conduzido, tanto pela equipe do CNPq quanto pelos parceiros envolvidos. Esse aval tem estimulado a participação crescente de estudantes e jovens pesquisadores, reafirmando sua importância estratégica na política nacional de Ciência e Tecnologia.

. Parcerias

Ao longo dos 30 anos de existência do PJC, o CNPq construiu importantes parcerias com o objetivo de apoiar jovens talentos para a ciência. A Fundação Roberto Marinho (FRM) foi a primeira instituição a aderir ao prêmio, em 1982, seguida da Gerdau, em 1988. Esses dois parceiros permanecem no prêmio até aos dias de hoje. A General Eletric (GE) entrou na parceria no ano de 2011. Outras empresas foram parceiras, como a Eletrobrás/Procel, em 2002, permanecendo até 2007, o Grupo Ultra, com participação em 1984 e 1985, e a Companhia União dos Refinadores, que participou nos anos de 1982 e 1983. Todos contribuíram para que o prêmio tivesse uma grande visibilidade na sociedade, ressaltando a importância das atividades de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) para o desenvolvimento do País.

. Edições

No período de 1981 a 2011, o PJC realizou 25 edições, das quais 22 tiveram periodicidade anual; em três edições, o prêmio foi bienal: XVI edição (1999/2000), XXIII edição (2007/2008) e XXIV (2009/2010); e em dois anos não houve a realização do prêmio (1986 e 1987).

A cada edição, o Prêmio Jovem Cientista lança um tema de pesquisa escolhido pelo CNPq, pela Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE entre aqueles que, no momento, têm relevância para a sociedade e cujos problemas que o constituem estão entre as prioridades nacionais e no bojo das políticas do governo federal.

O PJC espelha a atualidade das pesquisas relativas aos problemas nacionais que demandam uma solução da Ciência e Tecnologia. Um olhar sobre esses temas permite uma visão histórica das questões que permearam o País nos últimos 30 anos.


Relação das edições e temas do Prêmio Jovem Cientista:

XXV Edição - 2011: Cidades Sustentáveis

XXIV Edição - 2009/2010: Energia e Meio Ambiente: Soluções para o Futuro

XXIII Edição - 2007/2008: Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais

XXII Edição - 2006: Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio

XXI Edição - 2005: Sangue: Fluido da Vida

XX Edição - 2004: Produção de Alimentos - Busca de Soluções para a Fome

XIX Edição - 2003: Água: Fonte de Vida

XVIII Edição - 2002: Energia Elétrica: Geração, Transmissão, Distribuição e Uso Racional

XVII Edição - 2001: Novas Metodologias para a Educação

XVI Edição - 1999/2000: Saúde da População: Controle da Infecção Hospitalar

XV Edição - 1998: Oceanos: Fonte de Alimentos

XIV Edição - 1997: Novos Equipamentos, Aparelhos e Utensílios para Pessoas Portadoras de Deficiências

XIII Edição - 1996: Qualidade e Produtividade na Agricultura

XII Edição - 1995: Qualidade e Produtividade na Construção Civil

XI Edição - 1993/1994: Saúde da População: Controle de Endemias

X Edição - 1992: Qualidade dos Alimentos e Saúde do Homem

IX Edição - 1991: Gerenciamento da Qualidade: o Caminho para a Modernização

VIII Edição - 1990: Reciclagem de Rejeitos Industriais

VII Edição - 1989 - Conservar Energia: um Desafio dos Anos 90

VI Edição - 1988: Novos Materiais contra a Corrosão em Aços de Baixa Liga

V Edição - 1985: Alimentos de Consumo Popular: Produção e Conservação

IV Edição - 1984: Química de Produtos Naturais

III Edição - 1983: Agricultura: Controle Biológico

II Edição - 1982: Energia: Fontes Alternativas e Conservação

I Edição - 1981: Telecomunicações