O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da General Eletric (GE), e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros.
O Prêmio é atribuído a quatro categorias:
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio
4 - Mérito Institucional
Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionado com o tema "Inovação Tecnológica nos Esportes"
A escolha dos premiados será realizada por 2 (duas) comissões julgadoras. Uma comissão será destinada às categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Mérito Institucional do Ensino Superior, que escolherá, também, o agraciado com a Menção Honrosa . A outra comissão avaliará as categorias Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional do Ensino Médio.
Cada comissão julgadora será composta por 7 (sete) membros oriundos da comunidade científica e tecnológica, designados pelo presidente do CNPq.
Os trabalhos dos candidatos das categorias Graduado , Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio serão avaliados, considerando os seguintes critérios e pontuação:
CRITÉRIOS |
PONTUAÇÃO |
a) Mérito, originalidade e relevância da proposta em relação ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do País. |
50 |
b) Contribuição para o avanço da área do conhecimento (melhoria da qualidade de vida da população e a solução de problemas do cotidiano). |
30 |
c) Qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza) e qualidade da apresentação do trabalho. |
20 |
A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro de 2012, por meio de uma coletiva de imprensa a ser realizada na sede do CNPq, onde os nomes dos ganhadores são anunciados pelo presidente do CNPq e publicados no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br
O Prêmio Jovem Cientista é entregue pelo Presidente da República, em dezembro de 2012, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.