O XXVI Prêmio Jovem Cientista é lançado no Estado do Paraná


Dando continuidade a agenda de divulgação do Prêmio Jovem Cientista (PJC) nos estados brasileiros, foi realizada no dia 5, em Curitiba, reunião com o Dr. Paulo Roberto Brofman, presidente da Fundação Araucária Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, contando com a participação de Evandro Rogério Roman, secretário de Esporte do Estado do Paraná; Sergio Jesus Vieira, secretário-substituto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná; Francisco Paulo Trautwein, assessor de Planejamento do Ensino Superior; Ahmad Nagib al Ghazaoui, diretor Presidente do PPCE; Aroldo Messias, assessor técnico do gabinete da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior; pesquisadores e técnicos; e servidoras do CNPq, Rita Cássia da Silva e Isabel Tavares. A pauta constou de uma apresentação do PJC e da definição de estratégias conjuntas de mobilização de professores e estudantes das universidades e centros de pesquisa e escolas do ensino médio para participarem do Prêmio.

No dia 6 na PUCPR foi realizada a apresentação do XXVI Prêmio Jovem Cientista no Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da região Sul, evento reuniu cerca de 50 universidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sob a coordenação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Sergio Scheer.


Esteve presente o ganhador do XVIII Prêmio Jovem Cientista - 2002, cujo tema foi "Energia Elétrica", Nathan Mendes, docente da PUCPR. Dos 167 jovens cientistas premiados, 32 estão distribuídos na Região Sul, sendo: 3 de Santa Catarina (UFSC, Univali e Colégio Superativo); 7 do Paraná (PUC-PR, UFPR, CEFET) e 22 do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS, FURG, UFSM, ULBRA e Senai).

O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da General Eletric (GE), e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros.


Serviço de Prêmios - DCOI/CNPq