Jovens Cientistas visitam GE Global Research nos EUA 

Os vencedores da XXV edição do Prêmio Jovem Cientista, que em 2011 tratou do tema "Cidades Sustentáveis", estiveram entre 10 e 14 de outubro no estado de Nova Iorque , nos EUA, para visitar o GE Global Research. Inaugurado em 1900 na cidade de Niskayuna, o local é o primeiro laboratório de pesquisas industriais construído no país e reúne centenas de cientistas e engenheiros comprometidos em inserir as tecnologias mais avançadas nos processos de fabricação da GE.

"O incentivo à pesquisa é uma das bases mais sólidas para estimular a competitividade de um País. O Prêmio Jovem Cientista se tornou um aliado fundamental para a prosperidade do Brasil e, ano a ano, promove o estímulo a novas descobertas. A GE tem orgulho de apoiar a realização do Prêmio, além contribuir com a formação dos futuros cientistas, que visitarão nosso primeiro Centro de Pesquisas Global, um dos espaços mais inovadores do mundo, fundado por Thomas Edison" diz Reinaldo Garcia, presidente da GE para a América Latina.

Durante a visita, os jovens Ana Gabriela Person Ramos (1º lugar da categoria Estudante do Ensino Médio), Kaiodê Biague (1º lugar da categoria Estudante do Ensino Superior) e Uende Figueiredo (1º lugar Graduado), junto com seus orientadores, puderam conhecer laboratórios de energia alternativa, nanotecnologia, medicina molecular e tecnologia de conversão de energia. Além disso, participaram de um café da manhã com pesquisadores e cientistas que são referência nessas áreas.  

"Fiquei encantada com os laboratórios e a infraestrutura do local. Existem pesquisas e pesquisadores de tantas áreas! Fizemos um tour que abriu minha mente quanto às possibilidades encontradas em empresas como a GE", disse Ana Gabriela, que conquistou o Prêmio com a pesquisa "Embalagens Ecológicas para Mudas", pela Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado, de Campinas (SP).  "Foi uma emoção ter tido a oportunidade de entrar em contato com projetos que somente estarão no mercado daqui a uns três a cinco anos", completou Kaiodê, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, que desenvolveu a pesquisa "Miniusinas Solares Fotovoltaicas em Sistema de Transporte Rápido por Ônibus – BRT".

A pesquisadora Uende Figueiredo, da Universidade Federal de Minas Gerais, também se mostrou entusiasmada com a viagem. "A visita ao GE Global Research Center em Niskayuna despertou em mim uma enorme motivação para seguir contribuindo com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil”, afirmou Uende, que venceu o prêmio com o trabalho “Intervenções de Saneamento Básico em Áreas de Vilas e Favelas".

Por meio do Prêmio Jovem Cientista, os três vencedores tiveram também a oportunidade de passear pela primeira vez na cidade de Nova Iorque , capital do estado. "Foi uma experiência única conhecer Nova Iorque , berço de diversas expressões da chamada cultura urbana", afirmou Kaiodê. "Conhecer a cidade foi realizar um sonho antigo e fechar com chave-de-ouro essa viagem", explicou Uende.

Neste ano de 2012, a XXVI edição do Prêmio Jovem Cientista aborda o tema "Inovação Tecnológica nos Esportes". As inscrições foram encerradas em setembro e os resultados serão anunciados em novembro deste ano. 

SOBRE O PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema do prêmio.

www.jovemcienista.cnpq.br

FACEBOOK/premiojovemcientista

twitter@jovemcientista