9ª Edição - Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
HISTÓRICO
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, parceria da SPM/PR, CNPq/MCTI, SECADI/SEB/MEC e a ONU Mulheres, tem seu conteúdo relacionado às questões de gênero, mulheres e feminismo e todas as formas de discriminação, raça e orientação sexual. Seu objetivo é premiar, a cada edição, as melhores redações e artigos científicos dos estudantes de ensino médio, estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de Mestrado, Mestres e estudantes de Doutorado que abordam estes temas. Como também, escolher projetos pedagógicos nesta temática, propostos pelas escolas de nível médio, por unidade da federação, através da Categoria Escola Promotora da Igualdade.
Tabela 1 – Inscrições no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, todas as edições. |
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Trabalhos Inscritos, 2005-2012. |
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Categoria |
2005 |
2006 |
2007 |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
TOTAL |
Estudante do Ensino Médio |
1270 |
1284 |
620 |
2299 |
2976 |
3951 |
3376 |
4105 |
19881 |
Estudante de Graduação |
141 |
154 |
171 |
218 |
271 |
197 |
203 |
304 |
1659 |
Graduado |
- |
- |
429 |
485 |
- |
- |
- |
- |
914 |
Estudante de Pós-Graduação |
176 |
207 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
383 |
Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado |
- |
- |
- |
- |
283 |
267 |
218 |
417 |
1185 |
Mestre, Estudante de Doutorado |
- |
- |
- |
- |
156 |
145 |
122 |
237 |
660 |
Escola Promotora da Igualdade de Gênero |
- |
- |
- |
- |
17 |
12 |
46 |
76 |
151 |
Total de Trabalhos Inscritos |
1587 |
1645 |
1220 |
3002 |
3686 |
4572 |
3965 |
5139 |
24833 |
Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres, Brasília/DF, Outubro de 2012, elaboração própria. |
Todas as Unidades da Federação enviaram redações e artigos para concorrer ao Prêmio. Na categoria de Estudante do Nível Médio o estado de São Paulo é o primeiro em número de inscrições nesta edição, responsável por 21%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 9% e Minas Gerais com 8% das inscrições.
A categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero foi criada em 2009 e, apesar do crescimento constante observado no período, ainda precisa de um trabalho de divulgação mais específico. A região Nordeste foi a que inscreveu mais projetos, com 30% do total, a Sudeste com 25% e a Sul com 24%. A região Norte participou com 14% dos projetos enviados.
Nas categorias de nível superior, a região sudeste é a que concentra o maior número de inscrições – 37,02%, seguida do Nordeste com 26,7%. A seguir, a distribuição percentual dos artigos científicos pré-selecionados por UF:
Gráfico 1
Fonte: CNPq, elaboração própria
Analisando as inscrições segundo a autodeclaração dos/as inscritos/as (tabela 2) nota-se uma maioria branca, com 56,13% das inscrições totais no Prêmio, e os negros com uma taxa de participação de 39,82% , o que leva a crer que está havendo um ingresso desta parcela da população nas instituições de ensino e pesquisa, que tradicionalmente foram grupos discriminados no processo educacional brasileiro.
Tabela 2 - 8º Edição Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Inscrições em todas as Categorias, segundo cor/raça |
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Raça |
Quantidade |
% |
Branca |
2839 |
56,13% |
Negra |
2014 |
39,82% |
Indígena |
24 |
0,47% |
Amarela |
91 |
1,80% |
Não Informado |
90 |
1,78% |
Total |
5058 |
100,00% |
Fonte: CNPq, elaboração própria da SAIAT/SPM |
Agraciadas (os) no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero: Na categoria “Estudante de Ensino Médio”
Etapa Nacional |
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UF |
Nome da(o) Agraciada(o) |
Título da Redação |
Escola |
Orientadora(or) |
SP |
Karine Rafaela Sampaio da Silva |
A mulher de todos os tempos |
EE Professor Vicente Ferreira dos Santos |
Luiz Guilherme |
MS |
Tairine Aparecida Tiburcio de Oliveira |
Mulheres Itacira resgatando Desigualdades |
Escola Estadual Vespasiano Martins |
- |
MG |
Leandro Ferreira Pires |
O Homem que dança: vivenciando no corpo, o acordo e desacordo. |
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Curvelo |
Adriano Goncalves da Silva |
Projetos Vencedores na Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero
UF |
Nome da Escola Promotora |
Projeto Pedagógico |
PR |
Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza |
Escola Promotora da Igualdade de Gênero |
ES |
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM |
PROJETO DE EXTENSÃO “DISCUTINDO GÊNERO, VIOLÊNCIA E SAÚDE NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA” |
MG |
Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano |
RELAÇÕES DE GÊNERO: CONSTRUINDO PONTOS DE VISTA NÃO PRECONCEITUOSOS |
Categoria “Mestre e Estudantes de Doutorado”:
Juliana Cristina Teixeira (UFMG) com o artigo: As patroas sobre empregadas: discursos classitas e saudosistas das relações de escravidão. Orientador prof. Alexandre de Pádua Carrieri.
Carolina Braz de Castilho e Silva (UFRGS) com o artigo Gênero e Pluriatividade na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul: um estudo sobre Veranópolis e Salvador das Missões. Orientador prof. Sérgio Schneider.
Categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado:
Mariana dos Santos Parra (PUC/SP) com o artigo Direitos Humanos e Direitos Coletivos – a violência doméstica e as mulheres indígenas no Brasil. Orientador prof. Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Camilla da Silva Souza (UFPA) com o artigo Ataíde, aquele que se serve do outro: narrativas que compõem o imaginário homoerótico de Bacuriteua (PA). Orientador prof. Flávio Leonel Abreu da Silveira.
Categoria Estudante de Graduação:
Luna Borges Pereira Santos (UnB) com o artigo Diálogos entre feminismos e poder judiciário: a implementação da Lei Maria da Penha no DF como política pública de reconhecimento do direito das mulheres à não violência. Orientadora profa. Lia Zanotta Machado.
Helisangela Maria Andrade Ferreira (UFRPE) com o artigo Entre Usos e Táticas: a participação das blusas verdes nos espaços público e privado na cidade do recife (1932-1937). Orientadora profa. Giselda Britto Silva.