9ª Edição - Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

HISTÓRICO

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, parceria da SPM/PR, CNPq/MCTI, SECADI/SEB/MEC e a ONU Mulheres, tem seu conteúdo relacionado às questões de gênero, mulheres e feminismo e todas as formas de discriminação, raça e orientação sexual. Seu objetivo é premiar, a cada edição, as melhores redações e artigos científicos dos estudantes de ensino médio, estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de Mestrado, Mestres e estudantes de Doutorado que abordam estes temas. Como também, escolher projetos pedagógicos nesta temática, propostos pelas escolas de nível médio, por unidade da federação, através da Categoria Escola Promotora da Igualdade.

A edição de 2012 bateu recorde em número de inscrições, relativamente às edições anteriores, e foram expressivas em todas as categorias, como mostra a tabela 1. O certame recebeu 5.134 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 417 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 237 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 4.100 da categoria Estudante do Ensino Médio, e 76 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

Tabela 1 – Inscrições no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, todas as edições.

 

Trabalhos Inscritos, 2005-2012.

Categoria

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

TOTAL

Estudante do Ensino Médio

1270

1284

620

2299

2976

3951

3376

4105

19881

Estudante de Graduação

141

154

171

218

271

197

203

304

1659

Graduado

-

-

429

485

-

-

-

-

914

Estudante de Pós-Graduação

176

207

-

-

-

-

-

-

383

Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado

-

-

-

-

283

267

218

417

1185

Mestre, Estudante de Doutorado

-

-

-

-

156

145

122

237

660

Escola Promotora da Igualdade de Gênero

-

-

-

-

17

12

46

76

151

Total de Trabalhos Inscritos

1587

1645

1220

3002

3686

4572

3965

5139

24833

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres, Brasília/DF, Outubro de 2012, elaboração própria.


Todas as Unidades da Federação enviaram redações e artigos para concorrer ao Prêmio. Na categoria de Estudante do Nível Médio o estado de São Paulo é o primeiro em número de inscrições nesta edição, responsável por 21%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 9% e Minas Gerais com 8% das inscrições.

A categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero foi criada em 2009 e, apesar do crescimento constante observado no período, ainda precisa de um trabalho de divulgação mais específico. A região Nordeste foi a que inscreveu mais projetos, com 30% do total, a Sudeste com 25% e a Sul com 24%. A região Norte participou com 14% dos projetos enviados.

Nas categorias de nível superior, a região sudeste é a que concentra o maior número de inscrições – 37,02%, seguida do Nordeste com 26,7%. A seguir, a distribuição percentual dos artigos científicos pré-selecionados por UF:

Gráfico 1

Fonte: CNPq, elaboração própria

Analisando as inscrições segundo a autodeclaração dos/as inscritos/as (tabela 2) nota-se uma maioria branca, com 56,13% das inscrições totais no Prêmio, e os negros com uma taxa de participação de 39,82% , o que leva a crer que está havendo um ingresso desta parcela da população nas instituições de ensino e pesquisa, que tradicionalmente foram grupos discriminados no processo educacional brasileiro.

Tabela 2 - 8º Edição Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Inscrições em todas as Categorias, segundo cor/raça

Raça

Quantidade

%

Branca

2839

56,13%

Negra

2014

39,82%

Indígena

24

0,47%

Amarela

91

1,80%

Não Informado

90

1,78%

Total

5058

100,00%

Fonte: CNPq, elaboração própria da SAIAT/SPM

Agraciadas (os) no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero: Na categoria “Estudante de Ensino Médio”

Etapa Nacional

UF

Nome da(o) Agraciada(o)

Título da Redação

Escola

Orientadora(or)

SP

Karine Rafaela Sampaio da Silva

A mulher de todos os tempos

EE Professor Vicente Ferreira dos Santos

Luiz Guilherme

MS

Tairine Aparecida Tiburcio de Oliveira

Mulheres Itacira resgatando Desigualdades

Escola Estadual Vespasiano Martins

-

MG

Leandro Ferreira Pires

O Homem que dança: vivenciando no corpo, o acordo e desacordo.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Curvelo

Adriano Goncalves da Silva


Projetos Vencedores na Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero

UF

Nome da Escola Promotora

Projeto Pedagógico

PR

Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza

Escola Promotora da Igualdade de Gênero

ES

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM

PROJETO DE EXTENSÃO “DISCUTINDO GÊNERO, VIOLÊNCIA E SAÚDE NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA”

MG

Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano

RELAÇÕES DE GÊNERO: CONSTRUINDO PONTOS DE VISTA NÃO PRECONCEITUOSOS

Categoria “Mestre e Estudantes de Doutorado”:

Juliana Cristina Teixeira (UFMG) com o artigo: As patroas sobre empregadas: discursos classitas e saudosistas das relações de escravidão. Orientador prof. Alexandre de Pádua Carrieri.

Carolina Braz de Castilho e Silva (UFRGS) com o artigo Gênero e Pluriatividade na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul: um estudo sobre Veranópolis e Salvador das Missões. Orientador prof. Sérgio Schneider.

Categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado:

Mariana dos Santos Parra (PUC/SP) com o artigo Direitos Humanos e Direitos Coletivos – a violência doméstica e as mulheres indígenas no Brasil. Orientador prof. Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.

Camilla da Silva Souza (UFPA) com o artigo Ataíde, aquele que se serve do outro: narrativas que compõem o imaginário homoerótico de Bacuriteua (PA). Orientador prof. Flávio Leonel Abreu da Silveira.

Categoria Estudante de Graduação:

Luna Borges Pereira Santos (UnB) com o artigo Diálogos entre feminismos e poder judiciário: a implementação da Lei Maria da Penha no DF como política pública de reconhecimento do direito das mulheres à não violência. Orientadora profa. Lia Zanotta Machado.

Helisangela Maria Andrade Ferreira (UFRPE) com o artigo Entre Usos e Táticas: a participação das blusas verdes nos espaços público e privado na cidade do recife (1932-1937). Orientadora profa. Giselda Britto Silva.