Histórico

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica – IC e Iniciação Tecnológica Industrial – ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Para reforçar estas ações, o CNPq criou em 2003 o “Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica” com os objetivos de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, considerando os aspectos de relevância e qualidade de seu relatório final de pesquisa, bem como premiar as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

O Prêmio foi ampliado em 2012, quando passou a ser denominado “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”, alinhado com as prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica. Para tanto, foi criada uma nova categoria, denominada “Bolsista de Iniciação Tecnológica”, compreendendo bolsistas do PIBITI e ITI. Em 2013, os bolsistas do PIBIC-Af também participam do Prêmio.

A partir da edição de 2013, o Prêmio é entregue na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) proporcionando, assim, maior visibilidade, notadamente, junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.

Para a edição de 2014 a s coordenações do PIBIC, PIBITI e as instituições de pesquisa indicarão para concorrer à “etapa nacional” o s bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2014. Caso a instituição não realize estes eventos, deverá receber as inscrições dos bolsistas e selecionar os melhores relatórios por meio de um comitê interno de seleção e encaminhar ao CNPq.

São parceiros deste Prêmio a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Obs: As informações sobre os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq , encontram-se no endereço: www.cnpq.br/web/guest/piict

Indicação de Bolsistas aqui!

Bolsista de Iniciação Científica

- Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
- Ciências da Vida
- Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Bolsista de Iniciação Tecnológica

- Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
- Ciências da Vida
- Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes