Regulamento

 

34º PRÊMIO JOSÉ REIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – 2014

Categoria: “ Jornalista em Ciência e Tecnologia”

CAPÍTULO I - DO PRÊMIO


Art. 1º - O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1978 e representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis.

Art. 2º - O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é concedido anualmente àqueles que, por suas atividades, tenham contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, conhecidas da sociedade.

 

CAPÍTULO II – DAS CATEGORIAS


Art. 3º - O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica , de caráter individual e indivisível, é atribuído em sistema de rodízio a uma das três categorias:

a)  Jornalista em Ciência e Tecnologia - 2014

b)  Instituição ou Veículo de Comunicação - 2015

c)  Pesquisador e Escritor - 2016

Parágrafo Único - Em 2014, a categoria é “ Jornalista em Ciência e Tecnologia” , que premiará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa.

 

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES


Art. 4º -
As inscrições poderão ser efetuada pelo próprio candidato, por seu representante legal, ou por indicação de dirigentes de entidades públicas ou privadas.

Art. 5º - A documentação necessária para se candidatar ao Prêmio é a seguinte:

a) Ficha de inscrição preenchida;

b) Cópia do registro de jornalista do MTb;

c) Currículo atualizado na Plataforma Lattes em 2014;

d) Justificativa que evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica;

e) Apresentação dos trabalhos mais importantes e relevantes, no mínimo cinco e no máximo dez. Os trabalhos podem ser originais ou cópias e devem ser encaminhados um exemplar de cada.

Art. 6º - As inscrições deverão ser encaminhadas ao CNPq – Serviço de Prêmios - SHIS Quadra 01 Conjunto B - Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, CEP 71605-001, até 23 de maio de 2014.

Nota 2: as inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. Vale o carimbo dos Correios.

CAPÍTULO IV - DA COMISSÃO JULGADORA


Art. 7 º - A atribuição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica competirá a uma Comissão Julgadora designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis (6) membros, sendo 3 (três) de sua livre escolha e um deles será o presidente da Comissão e 3 (três) membros indicados pelas seguintes entidades:

A.  Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC;

B.  Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC;

C. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

Parágrafo Único - Caso a Comissão Julgadora decida não atribuir o Prêmio, a importância em dinheiro não será acumulada para a edição subseqüente.

Art. 8º - A Comissão Julgadora deliberará com a presença da maioria simples de seus membros até 27 de junho de 2014 . Os trabalhos serão avaliados, considerando os seguintes critérios:

a) qualificação, e xperiência e trajetória profissional;

b) produção relevante;

c) contribuição para a área de Divulgação Científica, Tecnológica e Inovação;

d) visão crítica e analítica das Políticas Públicas de CT&I.

 

CAPÍTULO V – DA PREMIAÇÃO


Art. 9º -
A premiação consiste de:

A) importância em dinheiro, no valor de R$20.000,00;

B) diploma;

C) passagem aérea e hospedagem para permitir que o agraciado participe da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Parágrafo Único – O agraciado deverá, obrigatoriamente, fazer uma conferência sobre o conjunto de seus trabalhos durante a Reunião Anual da SBPC.

Art. 10 – Poderá ser conferida ‘Menção Honrosa”, em caráter de incentivo, exigindo-se unanimidade da Comissão Julgadora e com possibilidade de concorrer ao Prêmio em edições posteriores.

Art. 11 - O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, categoria “ Jornalista em Ciência e Tecnologia ” somente poderá ser concedida novamente ao mesmo contemplado após 10 (dez) anos a contar da data da cerimônia de entrega do prêmio.

 

CAPÍTULO VI – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO


Art. 12 - A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos e o resultado será anunciado pelo CNPq até o dia 30 de junho de 2014 , no endereço: www.premiojosereis.cnpq.br


Art. 13 - O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica será entregue na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal do Acre, no período de 22 a 27 de julho de 2014 .

CAPÍTULO VII – DAS DISPOSIÇOES FINAIS

Art. 14 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, cujas decisões, nos termos deste Regulamento, são irrecorríveis.

Art. 15 – A documentação apresentada pelos candidatos para compor as inscrições será encaminhada ao Centro de Memória do CNPq.

 

Acesse aqui o regulamento no formato pdf.