HISTÓRICO

O Prêmio José Reis foi criado pelo CNPq em 1978 como reconhecimento do trabalho do professor José Reis. Ainda em vida, o prêmio levava seu nome. Inicialmente o Prêmio era bienal e os candidatos, sugeridos pela própria comissão julgadora.

Em 1982 tornou-se anual, sofrendo uma profunda reformulação em seu regulamento. No período 1983 a 2013, o prêmio contava com três categorias: "Divulgação Científica e Tecnológica", ao pesquisador ou escritor como divulgador da Ciência; "Jornalismo Científico", ao jornalista destaque da área, e "Instituição", premiando a instituição ou o veículo de comunicação que mais apoiou a divulgação científica. Em 2014, as denominações das categorias "Divulgação Científica e Tecnológica" e "Jornalismo Científico" passaram à denominação "Pesquisador e Escritor" e "Jornalista em Ciência e Tecnologia", respectivamente.

Desde 1995, o Prêmio é concedido anualmente a apenas uma das três categorias, em sistema de rodízio, iniciando-se com "Divulgação Científica e Tecnológica" que, em 2014, passou a ser denominada "Pesquisador e Escritor".

A Edição de 2015 é destinada é à categoria Instituição e Veículo de Comunicação, que premiará a instituição (pesquisa e ensino, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, instituições culturais, organizações não governamentais e empresas públicas ou privadas) ou veículo de comunicação coletiva que tenha tornado acessível ao público conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços.

DESTAQUES

Em 2015, o CNPq apresenta a 35ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, com a certeza de ter cumprido com o objetivo pelo qual foi criado, honrando o nome que lhe foi dado ao premiar pesquisadores, escritores, jornalistas, veículos de comunicação e instituições que contribuem para a divulgação da ciência e da tecnologia para o grande público.