PROMOTORES

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundado em 15 de janeiro de 1951, é agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que se dedica a prestar apoio à pesquisa brasileira, contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores. Atua como um dos principais agentes de incentivo ao desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (C,T & I) no Brasil.

O CNPq busca consolidar a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica do país, através do fomento, principalmente em projetos individuais, ampliando o aporte de recursos aos atuais programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), na consolidação de parcerias estratégicas com os estados e na criação de novos programas voltados para o atendimento da crescente demanda por P&D das diversas áreas do conhecimento.

Por meio da concessão de bolsas de diversas modalidades, o CNPq forma e capacita continuamente mestres e doutores, além de alunos de graduação e de ensino médio (ICJr), buscando envolvê-los, desde cedo, nos projetos de pesquisa. Para auxiliar a pesquisa, o CNPq lança anualmente diversas chamadas públicas.

www.cnpq.br


MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi criado pelo Decreto 91.146, em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Sua área de competência está estabelecida no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006. Como órgão da administração direta, o MCTI tem como competências os seguintes assuntos: política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.

www.mct.gov.br

DESTAQUES

Em 2015, o CNPq apresenta a 35ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, com a certeza de ter cumprido com o objetivo pelo qual foi criado, honrando o nome que lhe foi dado ao premiar pesquisadores, escritores, jornalistas, veículos de comunicação e instituições que contribuem para a divulgação da ciência e da tecnologia para o grande público.