Notícias
 
 

2010

Data

Dezembro

20/12

INCT inpeTAm no Programa Globo Universidade

Programa televisivo com a participação de membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm). As entrevistas contêm o depoimento de alunos do INPeTAm e dos Professores Wanderley Bastos e Rodrigo Stabeli da Universidade Federal de Rondonia.

topo

20/12

Clipping Síntese Inédita da Atorvastatina

INCT-INOFAR/ Unicamp (atualizado em 18 de dezembro)

topo

08/12

Entrevista do Dr. Carlos Afonso Nobre, diretor do INCT para Mudanças Climáticas, ao jornal indiano “The Hindu”

topo

08/12

Nova rota de síntese para atorvastatina, principal estatina

A patente da molécula do LípitorR (atorvastatina da Pfizer) – medicamento mais vendido no mundo para reduzir os níveis de colesterol, inibindo a enzima hidróxi-metil-glutaril Co-A redutase  – vence, oficialmente, em dezembro, do corrente; entretanto, há outras proteções que ainda pesam sobre o produto. Ao todo, há 120 patentes relacionadas ao LípitorR.

topo

06/12

Pesquisador Especialista em Política Britânica realiza palestra na USP no dia 9 de dezembro

Como parte das atividades de cooperação entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e a Universidade de Edimburgo, o pesquisador especialista em devolução, Alan Trench estará em São Paulo até 13 de dezembro.

topo

Data

Novembro

26/11

Centro de Estudos da Metrópole lança Edital de Seleção para Bolsistas de Pós-Doutoramento

Acaba de ser lançado o edital do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) referente ao Processo Seletivo para bolsas Fapesp e CNPq para recém doutores. O prazo para envio de propostas expira no dia 15 de janeiro de 2011 (data de postagem ou remessa internet).

topo

23/11

II Seminário Restauração das Nascentes do rio Gramame

25 de Novembro, no Auditório da Secretaria de Educação de Pedras de Fogo/PB. Preencha o formulário em anexo e faça já sua inscrição gratuita. Vagas limitadas!

topo

08/11

VIII International Symposium Vasoactive Peptides

topo

05/11

Anvisa divulga cartilha sobre uso correto de antibióticos produzida pelo INCT de Fármacos e Medicamentos

Já está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a cartilha sobre uso correto de antibióticos produzida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).

topo

04/11

II Encontro Anual do INBEB

Nos dias 8, 9 e 10 o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) realizará seu II Encontro Anual. O evento reunirá palestra com pesquisadores representantes dos 20 Laboratórios Associados provenientes de sete Estados do país, que desenvolvem os mais diversos estudos sobre a estrutura de sistemas biológicos, desde o nível macromolecular até o organismo inteiro.

topo

04/11

Angelo da Cunha Pinto, professor Titular do Instituto de Química da UFRJ e pesquisador membro do Comitê de Governança e Acompanhamento do INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) será homenageado, no dia 9 de novembro, em Brasília

topo

Data

Outubro

21/10

Vice-coordenador do Redoxoma é eleito para o Conselho da SFRBM

Francisco Laurindo, professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP e vice-coordenador do INCT de Processos Redox em Biomedicina - Redoxoma, foi eleito membro do Conselho da Society for Free Radical Biology and Medicine (SFRBM).

topo

21/10

I Escola Temática de Divulgação Científica reúne no RJ representantes de cinco INCTs para discutir ações inovadoras na área

Com o objetivo de trocar experiências na área da difusão e popularização da ciência, visando o desenvolvimento de futuras ações conjuntas, coordenadores de cinco Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia organizaram, de 14 a 16 de outubro de 2010, a I Escola Temática de Divulgação Científica.

topo

18/10

Mostra de cine ambiental: Folder | Cartaz

A mostra será realizada pelo Centro de Toxicologia e Saúde Ambiental (CeTSA), no período de 26 a 29 de outubro de 2010, com patrocínio do CNPq e apoio do Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica.

topo

18/10

1st International Workshop on Bioinformatics

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Fixação Biológica de Nitrogênio e os Programas de Pós Graduação em Bioinformática e de Ciências - Bioquímica - da Universidade Federal do Paraná realizarão o 1st International Workshop on Bioinformatics, de 8 a 10 de dezembro deste ano de 2010.

topo

14/10

INCT PPED convida para o lançamento da DD - Revista Desenvolvimento em Debate

topo

08/10

Coordenador do INCT-INOFAR é homenageado com a Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco

O coordenador do INCT de Fármacos e Medicamentos (INOFAR), Prof. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro,foi homenageado com a Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco, outorgada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE).

topo

05/10

Simpósio Brasileiro de Salinidade: “Integração de Pesquisas Básicas e Aplicadas”

O uso da irrigação tem contribuído significativamente para o aumento da produção agrícola e incorporação ao sistema produtivo de áreas cujo potencial para exploração da agricultura é limitado em função de seus regimes pluviométricos.

topo

Data

Setembro

27/09

Working papers

O Centro de Estudos da Metrópole inaugura a série Textos para Discussão, contando com número de ISSN (International Standard Serial Number), aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. O ISSN é um parâmetro para o controle de qualidade de revistas científicas e também um critério de indexação em bases de dados nacionais e internacionais.

topo

24/09

Obra de pesquisadora do CEM é finalista do Prêmio Jabuti 2010

O livro “Trabalho flexível, Empregos Precários? Uma Comparação Brasil, França, Japão”, organizada pela pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, Nadya Araújo Guimarães junto com Helena Hirata e Kurumi Sugita, está classificado entre os finalistas da 52ª edição do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

topo

21/09

Doutorando da UFSC ganha prêmio internacional na área de Engenharia Mecânica

Um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina foi reconhecido internacionalmente. O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Moisés Alves Marcelino Neto, foi o segundo colocado na categoria Melhor Trabalho Acadêmico, na vigésima edição da Conferência Internacional de Engenharia de Compressores.

topo

21/09

INCT de Investigação em Imunologia promove Encontro de avaliação

Acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo/SP, a 2ª reunião geral do Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT). O encontro reúne os pesquisadores principais do iii-INCT e alunos que discutirão os avanços das pesquisas realizadas pelo instituto e as diretrizes para os próximos anos.

topo

15/09

Revista Virtual de Química publica edição especial dedicada às pesquisas do INCT de Fármacos e Medicamentos

Com uma publicação toda dedicada as pesquisas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), a Revista Virtual de Química (RVq) lançou sua edição mais recente no início deste mês de setembro.

topo

03/09

INCT implanta núcleo na Amazônia

O presidente do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Centro de Energia, Ambiente e Biodiversidade (CEAB), José Carlos Rodrigues e o vice-preside Tetsuo Yamane esteviveram em Parintins (360 Km em linha reta da capital Manaus) na quinta-feira (2), e confirmou a implantação de um núcleo do órgão na cidade com o objetivo de incentivo a pesquisa junto aos cursos de pós-graduação. O núcleo funcionará em uma das salas do Cesp/UEA.

topo

1º/09

Abertas as inscrições da XVII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal

A partir de 01 de setembro iniciam-se as inscrições para a XVII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal que será realizada de 24 a 28 de janeiro de 2011, pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Cidade Universitária.

topo

1º/09

INCT-INOFAR participa do 4º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos

Com o objetivo de divulgar os projetos de sua rede de pesquisa e tecer laços de parceria com o setor produtivo, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) participou do 4O ENIFarMed – Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos.

topo

Data

Agosto

31/08

Eventos conjuntos

O 12th International Symposium on Biological Nitrogen Fixation with Non-legumes (12th ISBNFNL) e o 2nd International INCT Symposium on Biological Nitrogen Fixation serão realizados conjuntamente, em Búzios, Rio de Janeiro, de 3 a 8 de outubro de 2010.

topo

03/08

INCT sobre Comportamento, Cognição e Ensino participa de FÓRUM PELA PAZ NAS ESCOLAS

Nos dias 5 e 6 de agosto de 2010, o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) realiza no campus Oeste, em Ceilândia-DF, o Fórum da União para Promover a Paz nas Escolas – Cátedra UNESCO sobre Desafios Sociais Emergentes.

topo

Data

Julho

23/07

Primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas do país será inaugurado em Mato Grosso

Na próxima terça-feira, 27, serão iniciadas em Cuiabá, Mato Grosso, as atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas - INCT Áreas Úmidas ou simplesmente INAU. O lançamento oficial do instituto será realizado às 8h, no Centro Cultural da UFMT, com um café da manhã para a imprensa.

topo

23/07

Técnica nacional agiliza limpeza de água potável

Uma técnica conhecida há mais de 30 anos para obter água potável acaba de ser refinada. O armazenamento do líquido em uma garrafa pet sob a radiação solar deixava-o próprio para consumo após seis horas. Agora, um estudo financiado pelo Instituto de Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (Inpetam) comprovou como reduzir esta espera para apenas uma hora.

topo

20/07

Coordenadores do I5+ realizam encontro durante a 62ª Reunião Anual do SBPC

Com a proposta de estimular a cooperação, convergência e interdisciplinaridade entre os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s), fortalecendo laços de colaboração científica e tecnológica, reunir-se-ão no próximo dia 27 de julho, na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),

topo

20/07

INCT-INOFAR Participa da I Jornada Regional Farmacêutica da UFAL

No período de 16 a 20 de agosto de 2010, será lançada a Semana de Ciências Farmacêuticas, que engloba o I Workshop de Atualização Docente e a I Jornada Farmacêutica, em comemoração ao aniversário do Curso de Farmácia da UFAL.

topo

12/07

INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa promove "Encontro de Saberes"

A Universidade de Brasília, através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, tem a honra de convidar V.S.ª para o Seminário Internacional Encontro de Saberes: A Inclusão das Artes e dos Saberes Indígenas, Afro-Americanos e das Comunidades Tradicionais no mundo Acadêmico.

topo

05/07

Boletim pontocem

Referências bibliográficas de obras publicadas recentemente a partir de pesquisas desenvolvidas pelo INCT de Estudos da Metrópole. Também disponível em: www.centrodametropole.org.br.

topo

Data

Junho

29/06

INCT de Engenharia de Superfícies organiza e patrocina eventos científicos internacionais

O INCT de Engenharia de Superfícies (Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies) participa da organização de dois eventos científicos internacionais sobre temas da área da engenharia de superfícies, a International Conference on Ion Beam Analysis (IBA) e o simpósio “Revestimentos protetores: engenharia de superfícies”.

topo

28/06

INCT de Engenharia de Superfícies organiza evento para estudantes sobre spin-offs acadêmicas

Um evento do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies realizado no dia 2 de junho abordou um dos mecanismos possíveis de transferência de tecnologia da universidade para o mercado, a criação de "spin-offs acadêmicas" - expressão que designa empresas de base tecnológica nascidas a partir de um grupo de pesquisa.

topo

15/06

IATS promove Escola de Altos Estudos – Tópicos Avançados em Avaliação de Tecnologia em Saúde

O IATS reúne, de 28 de junho a 2 de julho, professores nacionais e internacionais, pesquisadores e pós-graduandos no evento Escola de Altos Estudos - Advanced Studies in Health Technology Assessment, no Vila Ventura Hotel, em Viamão/RS. A ocasião será dividida em aulas e workshops.

topo

Data

Maio

25/05

Capacitação técnica de profissionais da indústria no INCT de Engenharia de Superfícies

Cerca de 130 pessoas participaram de três eventos técnicos promovidos neste ano pelo Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies junto a parceiros acadêmicos e industriais.

topo

07/05

INCT-INOFAR participa dos seminários integrados do ICB    

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ realizará, quinzenalmente, os Seminários Integrados do ICB (SI-ICB), com o objetivo de promover interações científicas e sociais, além de divulgar e discutir as diversas linhas de pesquisas realizadas no ICB.

topo

03/05

Projeto e Implementação de Sistemas Embutidos

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) realiza, nos dias 5 e 6 de maio, o curso sobre “Projeto e Implementação de Sistemas Embutidos”. O evento ocorre nas dependências do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

topo

Data

Abril

30/04

INCT-INOFAR participa de Simpósio Internacional sobre novas tecnologias para a descoberta e produção farmacêutica

A cidade do Rio de Janeiro sediará, nos dias 4 e 5 de maio, o 1º Simpósio Internacional sobre Desafios e Novas Tecnologias em Descoberta de Fármacos e Produção Farmacêutica – The 1st International Symposium on Challenges and New Technologies in Drug Discovery & Pharmaceutical Production.

topo

20/04

INCT-INOFAR em busca do genérico 100% nacional

Os medicamentos genéricos entraram no mercado brasileiro, há 10 anos; entretanto, são poucos os fármacos desta categoria que são produzidos com tecnologia nacional.

topo

13/04

A política externa da China e tendências de mudança

Colóquio com o Professor Yan Xuetong, 19 de abril de 2010, 10h às 13h, Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, no Rio de Janeiro. Vagas limitadas.

topo

12/04

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais promove seu primeiro Congresso Nacional

Ocorrerá em 21 de abril de 2010 em Aracaju, SE o 1º Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, juntamente com o II Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (de 18 a 21 de abril de 2010).

topo

Data

Março

28/03

INCT-INOFAR participa de Feira FAPERJ 30 Anos

Para comemorar os seus 30 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) organizou, nos dias 24 e 25 de março, no Museu de Arte Moderna (MAM), uma feira para apresentar à sociedade relevantes projetos de pesquisa apoiados pela Instituição.

topo

19/03

Pesquisador do INCT de Processos REDOX em Biomedicia é agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico

O professor Vitor Francisco Ferreira, do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense e do INCT de Processos Redox em Biomedicina, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, que premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

topo

18/03

CEM promove seminário internacional sobre a desigualdade em contextos metropolitanos

O CEM (Centro de Estudos da Metrópole) realiza, nos dias 25 e 26 de março, o seminário internacional Metropolis and Inequalities, voltado à discussão das desigualdades em contextos metropolitanos. Mercado de trabalho, políticas públicas, comportamento eleitoral, ações afirmativas e formas de sociabilidade na metrópole serão alguns dos assuntos abordados pelos participantes.

topo

03/03

Interaction of refrigerant charge and capillary size on the performance of domestic refrigerators

Palestra Gratuita, na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Mecânica - Laboratório POLO.

topo

03/03

I Simpósio do ECCE ocorre na USP

Entre os dias 2 e 4 de março ocorre no Auditório Carolina Bori na USP o I Simpósio do Instituto Nacional para Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE). No evento serão apresentados os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios componentes do ECCE, ocorrerão, também, discussões sobre as metas e projetos do instituto.

topo

03/03

INCT-INOFAR promove Workshop de Avaliação e Acompanhamento na UFRJ

Com o objetivo de apresentar e discutir internamente os resultados obtidos em seus projetos de pesquisa mais avançados na cadeia de inovação de fármacos e medicamentos, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) promoverá o seu primeiro Workshop de Avaliação e Acompanhamento, nos dias 10 e 11 de março, no Auditório da Farmacologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.

topo

Data

Fevereiro

23/02

Workshop na UEA coloca em pauta a qualidade da água e a remediação ambiental

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT): Centro de Energia, Ambiente e Biodiversidade, sediado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promove nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 9h, no mini-auditório do 4º andar, no prédio anexo da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha, Workshop sobre a Qualidade da Água e Remediação Ambiental. O evento é aberto ao público em geral.

topo

19/02

Estudo aponta eficácia do tempol no tratamento de esclerose múltipla em camundongos

Pesquisadores do INCT de Processos Redox em Biomedicina, do Instituto Butantan e do Centro de Neurodegeneração da Faculdade de Medicina da USP obtiveram resultados expressivos ao usarem o antioxidante tempol no tratamento de camundongos com encefalomielite.

topo

19/02

Trabalhos de pesquisadores do INCT de Processos Redox em Biomedicina atraem atenção na Web

Trabalhos de pesquisadores do INCT de Processos Redox em Biomedicina - Redoxoma aparecem nas listas Top Ten - os dez artigos mais baixados – das versões on-line das revistas em que foram publicados.

topo

19/02

Papers em destaque

Novamente, artigos de pesquisadores do INCT de Processos Redox em Biomedicina receberam destaque nas revistas em que foram publicados.

topo

19/02

ENTREVISTA: Alicia Kowaltowski – Professora do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Processos Redox em Biomedicina

Indicada como coordenadora da Gordon Research Conference on Oxygen Radicals de 2014, a Professora Alicia Kowaltowski destaca a oportunidade, ao coordenar o congresso, de aumentar o reconhecimento internacional da ciência brasileira e latino-americana.

topo

18/02

III Workshop do INCT Namitec

Durante os dias 22 e 23 de fevereiro em Foz do Iguaçu, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Micro e Nano Eletrônicos (INCT Namitec) realizará seu 3º workshop, com o objetivo de apresentar à comunidade importantes resultados obtidos no primeiro ano de atividades do projeto, bem como planejar as ações para o ano de 2010.

topo

12/02

2º Workshop no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos

topo

02/02

Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies divulga sua produção científica do primeiro ano (2009)

A relação de 80 publicações sobre engenharia de superfícies geradas pelos laboratórios participantes do instituto durante seu primeiro ano de existência (2009) estão disponíveis na seção "artigos e patentes" do Portal Engenharia de Superfícies. São 53 artigos publicados em periódicos internacionais, 18 trabalhos apresentados em congressos, 4 teses, 4 dissertações e 1 patente.

topo

1º/02

Pesquisa do INCT de Estudos do Meio Ambiente vai usar Laser para medir emissões das indústrias de Cubatão-SP

O  LIDAR é um equipamento que permite a detecção de poluentes apontando sua luz para as chaminés industriais

A noite de Cubatão, cidade situada entre o litoral e o planalto do estado de São Paulo, ganhou nos últimos meses um colorido especial. Ao cair do sol, um feixe de luz verde passou a surgir no céu da cidade despertando a curiosidade e apreensão de muitos cubatenses.

topo

Data

Janeiro

29/01

Centro de Pesquisa do Pantanal alerta para a importância das áreas úmidas na manutenção do clima global

Neste ano, a preservação das áreas úmidas como uma resposta para as mudanças climáticas globais é o tema do Dia Mundial das Áreas Úmidas, que será comemorado em 2 de fevereiro. A data marca o aniversário da Convenção de Ramsar, acordo firmado em 1971, no Irã, para promover a proteção e o uso sustentável destes biomas. No entanto, quase 40 anos depois, o próprio significado do que é uma área úmida permanece desconhecido para a maioria das pessoas.

topo

29/01

INCT-Ciência Animal conclui projeto de mapeamento estrutural do genôma suíno

Com o apoio do INCT-Ciência Animal, o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa conclui projeto de mapeamento estrutural do genôma suíno. O projeto, pioneiro na América Latina, coloca a equipe do INCT entre aquelas especializadas em análises genômicas na espécie suína.

topo

22/01

O INCT de Fixação Biológica de Nitrogênio celebra Termo de Cooperação Acadêmica e Científica com o Centro de Biotecnologia da Universidade de Bielefeld, Alemanha

No dia 04 de janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Fixação Biológica de Nitrogênio (INCT-FBN) e o Centro para Biotecnologia (CeBiTec) da Universidade de Bielefeld, representados pelo Coordenador do INCT-FBN, Professor Fábio de Oliveira Pedrosa, e pelo Diretor do CeBiTec, Professor Alfred Pühler, oficializaram Termo de Cooperação de intercâmbio acadêmico e de pesquisa nas áreas de Fixação Biológica de Nitrogênio, [...].

topo

22/01

INCT da Fixação Biológica de Nitrogênio desenvolve bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento vegetal para importantes culturas do agronegócio brasileiro

Após anos de trabalho o Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) modificou e selecionou variantes de estirpes da bactéria fixadora de nitrogênio e promotora do crescimento vegetal, Azospirillum brasilense, originalmente cedidas pela Dra. Johanna Döbereiner da Embrapa Agrobiologia.

topo

15/01

INCT-INOFAR promove Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal na UFRJ

Tradicionalmente organizada pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) volta às aulas, mais uma vez, no período de 25 a 29 de janeiro de 2010, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Incorporada ao INCT-INOFAR como atividade de extensão e formação continuada tanto de estudantes de graduação como de pós-graduação, o evento oferece durante 5 dias consecutivos, cursos e conferências, com renomados especialistas da área, nacionais e estrangeiros.

topo

2010 | 2009 | 2008

Ver Galeria de Imagens