Notícias
 
 

2009

Data

Dezembro

23/12
O INCT de Fixação Biológica de Nitrogênio realiza com grande sucesso o 1st. International INCT Symposium on Biological Nitrogen Fixation

O INCT de Fixação Biológica de Nitrogênio (INCT-FBN) realizou no período de 13 a 15 setembro de 2009, o 1st. International INCT Symposium on Biological Nitrogen Fixation. O Evento ocorreu na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR), sede do INCT-FBN. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho,

topo

14/12

Soluções eletrônicas ajudam a diminuir o desperdício de alimentos pós-colheita

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e hortaliças. Em 2008, exportamos mais de 1 milhão de toneladas de frutas. No entanto, nosso país também tem números bastante negativos para apresentar nesta área. Devido a fatores como danos físicos e estresse térmico, cerca de 30 a 40% de nossa produção é perdida no transporte e em centrais de distribuição ao longo da cadeia de consumo. Dois projetos do INCT Namitec procuram oferecer soluções para diminuir estas perdas: a fruta eletrônica e a esfera instrumentada.

topo

14/12

Rede de Sensores para irrigação de precisão garante maior produtividade e economia de recursos hídricos

A irrigação de precisão é o manejo espacialmente diferenciado da irrigação em uma propriedade agrícola, visando prover a quantidade de água específica para as necessidades cada área do terreno de uma plantação. Para que isto seja possível, é fundamental ter meios precisos para aferir o grau de umidade do solo em cada micro-região. As redes de sensores para monitoramento ambiental têm mostrado eficácia para esta aplicação.

topo

09/12

Revista especial sobre a expedição Deserto de Cristal na Antártida recebe Prêmio Esso de Jornalismo

A revista especial ''No coração da Antártida", publicada pela Folha, foi a vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2009 na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. O Prêmio Esso foi criado em 1955 e está em sua 54ª edição. A premiação ocorreu na noite desta terça-feira (8), no Rio de Janeiro.

topo

07/12

Hemocentro de Ribeirão Preto oferece bolsa em terapia celular e imunologia

O pós-doc selecionado desenvolverá projeto no laboratório do grupo de Imunologia e Terapia Celular, localizado no Hemocentro de Ribeirão Preto da FMRP-USP, que é a sede do Centro de Terapia Celular (CEPID-FAPESP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Terapia Celular e Células-tronco (INCTC). O grupo desenvolve projetos na área de imunologia de transplantes e de terapia celular para doenças autoimunes.

topo

04/12

Pesquisadores do INCT-INOFAR criam fórum para discutir o combate ao crack

Pouco se fala das drogas na universidade. Diante desta constatação, os pesquisadores do INCT-INOFAR, filiados ao Programa de Desenvolvimento de Fármacos, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, resolveram criar um fórum para discutir como implementar projetos de pesquisa para ajudar no combate ao crack.

topo

03/12

Pesquisadores de INCT sobre plantas e pragas reúnem-se em BH

Pesquisadores de todo o país reúnem-se hoje e amanhã (3 e 4) em Belo Horizonte, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), para darem início aos trabalhos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Interações Planta-Praga. O INCT, que envolve universidades de todo o país, é coordenado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

topo

03/12

Portal Engenharia de Superfícies reúne material multimídia para acadêmicos e profissionais

Vídeos e fotografias de experimentos, apresentações técnicas, eventos e notícias de temas de engenharia de superfícies, entre outros materiais e informações, já podem ser encontrados no site:

www.engenhariadesuperficies.com.br.

topo

1º/12

INOFAR, INBEB e INBEQMeDI

INCT´s da área de Saúde realizam Painel de Integração no RJ

Três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT`s), dedicados a áreas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos, irão se reunir, nos dias 3 e 4 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, para identificar pontos de interações acadêmico-científicas e traçar futuras parcerias.

topo

Data

Novembro

26/11

Entrevista com o cientista Jefferson Simões: o homem do gelo

O cientista e explorador polar, Jefferson Simões, liderou a primeira expedição brasileira ao interior do continente antártico. Além de professor no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera.

topo

26/11

INCT-HPV faz campanha de esclarecimento sobre a doença

O Papilomavírus humano (HPV) é responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, infectando as mucosas anogenital e laringofaríngea e a pele causando lesões neoplásicas malignas e benignas.

topo

19/11

IATS utiliza site como ferramenta de comunicação com público

O Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) tem como proposta orientar e avaliar criticamente as tecnologias da saúde, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, na formação de recursos humanos e disseminação do conhecimento. Composto por quase 50 pesquisadores, o Instituto conta com representantes de diversas universidades federais do Brasil, em estados como São Paulo, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O IATS procura a obtenção de novos resultados e avaliações que darão suporte nas tomadas de decisão dos gestores de saúde, profissionais do judiciário e da sociedade como um todo.

topo

18/11

INBEB lança seu primeiro vídeo de divulgação científica

Em 2009, a epidemia de gripe suína, ou gripe A H1N1, tomou conta da mídia, causando o pânico em muitas pessoas. Interessado em mostrar para a população como são feitas as pesquisas com o vírus Influenza – agente causador da gripe, seja ela comum, suína ou mesmo aviária – o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) produziu um vídeo de divulgação científica sobre o assunto. O INBEB é um dos 123 Institutos apoiados pelo CNPq.

topo

18/11

INCT-INOFAR promove curso em encontros regionais da Sociedade Brasileira de Química

A transposição de escala é identificada como um dos principais gargalos da cadeia de inovação em fármacos e medicamentos, no Brasil. É responsável, muitas vezes, que descobertas científicas das Universidades e dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT's) sejam transformadas em benefícios para a sociedade.

topo

17/11

INCT-INOFAR participa do III Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos e divulga sua cartilha educativa

Cumprindo a sua missão social de difundir e popularizar as Ciências Farmacêuticas, conscientizando a população para o uso correto dos medicamentos, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) participou do III Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, realizado entre os dias 26 e 30 de outubro, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

topo

12/11

Noticias do INCT-TMCOcean

INCT-TMCOcean participou a convite da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na preparação do documento oficial do Painel Inter-Academia (IAP), sobre ...

topo

11/11

Cinco INCTs realizam Workshop em Itaparica, Bahia

Com o objetivo de discutir a governança dos Institutos Nacionais e fortalecer laços de colaboração cientifica, tecnológica e na divulgação cientifica e formação de professores, estarão reunidos no Hotel Icaraí em Itaparica, BA, no período de 19-21 de Novembro de 2009, os seguintes institutos: INCT de Materiais Complexos e Funcionais (Coordenador Prof. Fernando Galembeck, UNICAMP), INCT de Fármacos e Medicamentos (Coordenador Prof. Eliezer de Jesus Barreiro, UFRJ), INCT de Transferência de Materiais Continente-Oceano (Coordenador Prof. Luiz Drude de Lacerda, UFC), INCT de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (Coordenador Profa. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, UFSCAR) e o INCT de Energia e Ambiente (Coordenador Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, UFBA).

topo

11/11

Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) do Laboratório de Estudos de Hymenoptera Parasitóides da UFSCar

Foi instalado no último dia 13 de outubro um Microscópio Eletrônico de Varredura no Laboratório de Estudos de Hymenoptera Parasitóides do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, CCBS, da UFSCar. Trata-se de um equipamento financiado pela FAPESP dentro do projeto dos INCT dos Hymenoptera Parasitóides da Região Sudeste Brasileira, coordenado pela docente pesquisadora do DEBE Profa Dra Angélica Maria Penteado Martins Dias. Além de operar em alto vácuo, esse equipamento permite observação de material sob baixo vácuo e pressão ambiental o que expande as possibilidades de trabalho na área de Ciências Biológicas. Em breve o equipamento estará sendo operado rotineiramente para atender os diversos segmentos da área biológica da UFSCar e outros interessados.

topo

Data

Outubro

30/09

Inct-Inofar promove ação para conscientizar estudantes para o uso correto dos medicamentos

Com o objetivo de despertar nas crianças a consciência para o uso racional de medicamentos, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) estará promovendo uma ação educativa com estudantes do ensino fundamental, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento será realizado no dia 19 de outubro, na Escola Municipal Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

topo

Data

Setembro

30/09

Brasil e França discutem cooperação em biodiversidade

O Workshop franco-brasileiro “Biodiversidade em questão: a cooperação entre Museu Nacional de História Natural da França e Brasil”, realizado nos dias 29 e 30 no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

topo

15/09

Pesquisadores do INCT de Astrofísica publicam 100 artigos em oito meses

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A) é um instituto virtual que reúne 144 doutores em Astrofísica, pertencentes a 29 instituições brasileiras.

topo

11/09

1st International INCT Symposium on Biological Nitrogen Fixation

INCT de Fixação Biológica de Nitrogênio realiza primeiro simpósio internacional.

topo

02/09
INCT-SEC realiza curso de robótica

Começa amanhã (03/09) o curso “Introdução ao Arcabouço de Software Robótico – ORCA”,a partir das 14h, na sala 5-104, do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP de São Carlos.

topo

02/09
1º Workshop de Astronomia Espacial

3 de setembro de 2009 - IAG-USP

Por iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Astrofísica (CNPq), do Instituto Nacional e Ciência e Tecnologia do Espaço (CNPq), da Agência Espacial Brasileira e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, será realizado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) dia 3 de setembro de 2009, o 1º Workshop de Astronomia Espacial.

topo

02/09

Publicação

O Professor Jader Riso Barbosa Jr (Laboratório POLO/EMC/UFSC) participará da International Conference on Compressors and their Systems (07/09/09-09/09/09, Londres, Reino Unido) apresentando trabalhos intitulados Modelling the influence of the lubricant oil on the heat transfer in hermetic reciprocating compressors e Theoretical analysis of the atomization of liquid refrigerant in the cylinder of a refrigeration reciprocating compressor.

topo

02/09

UFSC investe na convergência digital para melhoria dos serviços de saúde

Na TV digital, um programa de auditório com especialistas em saúde, discutindo temas do cotidiano, como o stress – e telespectadores participando de suas casas, pelo controle remoto. Na internet, exames disponibilizados em bancos de dados e sala de laudo virtual, para agilizar o atendimento ao paciente e evitar deslocamentos de cidades do interior para a capital.

topo

01/09
INCT de Engenharia de Superfícies realizou primeiro encontro com empresas sobre desafios tribológicos para motores a biocombustíveis

Realizado no Centro de P&D da Mahle  no dia 18 de agosto, o evento reuniu os vários agentes que se complementam em um processo de inovação tecnológica: universidades (USP e Unicamp), instituto de pesquisa (o IPT, representado pelo diretor de inovação Fernando Langraf), empresas (Mahle, Schafler e Sigma Motors) e governo (Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo).

topo

Data

Agosto

20/08
UFMG faz pesquisa pioneira para tratamento da dengue

Estudo foi publicado esta semana na revista americana PNAS

Belo Horizonte. Há dois anos uma equipe de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolve uma pesquisa que tem como objetivo diminuir a gravidade da dengue, inibindo seus sintomas mais graves e complicações clínicas.

topo

17/08

Divulgado vencedor do Prêmio Marco Mares Guia

Nesta primeira edição, o prêmio será concedido ao professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/Fiocruz), Ricardo Tostes Gazzinelli.

topo

10/08

INES divulga tecnologias de tratamento de superfícies em feira tecnológica das indústrias de plásticos

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES) marcou presença na PLASTech Brasil, feira tecnológica voltada à cadeia produtiva do segmento industrial dos plásticos. A PLASTech ocorreu entre os dias 28 e 31 de julho em Caxias do Sul (RS).

topo

05/08

Brasil ganha fábrica de biotecnologia de última geração

Com o objetivo de reduzir a dependência brasileira de importações e ofertar kits de diagnóstico para diferentes programas do Ministério da Saúde, foi inaugurada ontem (4/8), a Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde - uma moderna fábrica de biotecnologia, com 2 mil metros quadrados.

topo

05/08

iii-INCT organiza seminário internacional

O Instituto de Investigação em Imunologia (iii-INCT), um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, recebeu nesta semana o Dr. Matthias von Herrath, diretor do Centro de pesquisas em Diabetes tipo I do La Jolla Institute for Allergy and Immunology, Califórnia.

topo

04/08

Do mínimo, o máximo

Com recursos da nanotecnologia, pesquisadores mineiros desenvolvem um remédio inovador contra a hipertensão – mais eficaz e com menos efeitos colaterais.

topo

Data

Julho

24/07

INCT em Fisiologia Comparada descobre que bico do tucano funciona como regulador térmico

Em comparação com as outras aves o tucano toco, ou Ramphastos toco, possui o maior bico proporcional ao tamanho do corpo. A característica peculiar gerou várias interpretações que vão de um refinado aparelho para a alimentação, até um atrativo para a reprodução. Contudo, estudo inédito realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Fisiologia Comparada revela que a área também funciona como um importante regulador para a distribuição de calor.

topo

10/07

INES lança a sua seção Caxias do Sul com a assinatura do convênio UCS – CIC

Na tarde do dia 24 de junho, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi lançada a seção Caxias do Sul do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES), em evento que contou com a participação de autoridades acadêmicas e lideranças do setor empresarial da região [...].

topo

10/07

Eventos sobre atrito e desgaste de materiais do INES em Caxias do Sul

Entre os dias 15 e 25 de junho, o professor da USP Amilton Sinatora, participante do INES, esteve em Caxias do Sul oferecendo seu conhecimento e experiência sobre atrito e desgaste de materiais para estudantes, pesquisadores e empresas da região. [...].

topo

09/07

INCT de Toxicologia Aquática promove curso de capacitação

É com satisfação que o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Toxicologia Aquática (INCT-TA), com sede na Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande, RS) e parcerias da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC), Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR), Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP), Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE) e Universidade Estadual de Londrina (Londrina, PR), convida estudantes de graduação e pós-graduação [...].

topo

08/07

Duas patentes internacionais são concedidas a pesquisadores do INCT – NanoBiofar

Medicamentos patenteados na China e no Canadá trazem inovações para o combate de doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Na vanguarda das pesquisas científicas, professores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG levam o que há de mais moderno em termos de medicamentos para doenças cardiovasculares para dois importantes mercados do mundo: China e Canadá.

topo

06/07

Médico mineiro é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

O médico e professor titular da UFMG, Robson A. S. Santos, acaba de ser eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. O título é obtido por meio de indicação de integrantes da entidade e Santos foi um dos mais votados numa lista com profissionais de todo o País.

topo

06/07

Mestrado Profissional já é realidade na UFMG

Curso permite maior interface entre a produção acadêmica e a sociedade e gera ganhos relevantes para a indústria farmacêutica. Com o objetivo de aproximar o conhecimento acadêmico do mundo corporativo e, ao mesmo tempo, oferecer aos profissionais que já atuam no mercado um amplo aprofundamento em sua área formação, o mestrado profissional já é realidade em quase todo o país.

topo

Data

Junho

22/06

Equipe do INES mostra para 40 estudantes de ensino médio a importância dos fenômenos de superfícies

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES) participou do evento UFRGS Portas Abertas no dia 16 de maio por meio do seu Laboratório de Superfícies e Interfaces Sólidas (LASIS). No evento, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fica aberta durante um dia para visitação do público em geral, principalmente escolas. As equipes da instituição recebem e guiam os visitantes.

topo

18/06

Workshop e Escola Avançada em NanoPlasmônica

O Instituto Nacional de Óptica e Fotônica dentro do programa do CNPq e o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica dentro do programa da FAPESP, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), realizam entre os dias 9 a 14 de agosto, em Águas de São Pedro, interior de São Paulo, o “Workshop e Escola Avançada em NanoPlasmônica”, para estudantes de pós-graduação e de graduação, estes cursando o último semestre.

topo

17/06

INCT em Interações Planta-Praga descobre novo mecanismo de defesa de plantas contra vírus

As plantas estão constantemente expostas a microorganismos e, assim como os animais, desenvolveram sistemas imunes de defesa para prevenirem infecção. Embora estes sistemas imunes as protejam contra a maioria dos patógenos em potencial, os mecanismos moleculares que garantem imunidade às plantas não hospedeiras não são totalmente conhecidos.

topo

04/06

Pesquisadores do INCT de Investigação em Imunologia definem estratégias

Os pesquisadores principais do Instituto de Investigação em Imunologia - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT) se reuniram entre os dias 28 e 31 de maio, em Itacimirim (BA), para discutir ações prioritárias e definir o cronograma e o planejamento dos próximos anos. As discussões se concentraram nas linhas de pesquisa temáticas e nas plataformas desenvolvidas pelo iii-INCT para subsidiarem o trabalho em rede, além do planejamento de atividades em colaboração com outros INCTs.

topo

Data

Maio

25/05

INCT em Diagnóstico para Saúde Pública realiza seu I Encontro

Foi realizado em Curitiba nos dias 05 e 06 de maio, no Instituto Carlos Chagas, o I Encontro do INCT em Diagnóstico para Saúde Pública (INDI-Saúde). Estiveram reunidos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Biomanguinhos (Fiocruz-RJ), Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-PR).

topo

18/05
INCT busca metamorfose na clássica geladeira

A capacidade do homem de gerar frio para conservar alimentos foi uma revolução no século XX e se tornou indispensável. Há décadas o refrigerador é um equipamento fundamental para a sociedade moderna, servindo como indicador da qualidade de vida. Mas, sofisticados em seu design, os refrigeradores convencionais apresentam limitações que desafiam o avanço científico e tecnológico.

topo

15/05
CNPq participa de lançamento de Instituto de pesquisa para avaliar tecnologias em saúde

A vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi, participou nesta quarta-feira (14/05), do Lançamento do Instituto Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS).

topo

11/05
INCT de Nano-biofarmacêutica organiza simpósio Internacional sobre Sistema Renina-Angiotensina

O INCT NANO-BIOFAR está organizando um simpósio internacional sobre sistema renina-angiotensina, a ser realizado como simpósio satélite do congresso conjunto da Sociedade Brasileira de Hipertensão e da Interamerican Society of Hypertension .

topo

08/05

O INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia inicia com conferência de Bertha Becker

A geógrafa apresenta em Belém sua visão sobre os desafios para a região amazônica. Sua conferência será a primeira ação do instituto recentemente criado com apoio do MCT, um centro de pesquisa sediado no Museu Goeldi, com a proposta de projetar cenários futuros para a região amazônica, a partir de avaliações da biodiversidade e dos impactos dos diferentes usos da terra.

topo

06/05

CEM estende período de inscrições para a bolsa de pós-doutorado da Fapesp até dia 15 de maio

O CEM (Centro de Estudos da Metrópole) estende o período de inscrições para a bolsa de pós-doutorado da Fapesp até o dia 15 de maio. A seleção será feita em duas etapas. A primeira será uma análise do curriculum vitae do candidato e do seu projeto de pesquisa. Aqui, serão tomados em conta o perfil e trajetória do candidato, tanto quanto a qualidade científica da proposta apresentada, sempre tendo em vista a sua articulação às linhas de pesquisa do Centro, que podem ser encontradas no link do site do CEM.

topo

06/05
CEM realiza em São Paulo primeira Escola de Estudos Urbanos Comparativos em conjunto com Instituições internacionais

O Centro de Estudos da Metrópole sedia a primeira Escola de Estudos Urbanos Comparativos (School in Comparative Urban Studies), em colaboração com o Comitê de Pesquisa 21(Research Commitee 21) da Associação Internacional de Sociologia (International Sociological Association - ISA), o Jornal Internacional de Pesquisa Urbana e Regional (International Journal of Urban and Regional Research - IJURR) e a Fundação de Estudos Urbanos e Regionais (Foundation for Urban and Regional Studies - FURS). A iniciativa terá a duração de 5 dias.

topo

06/05
Prazo de inscrições para Conferência Desigualdade, Inclusão e o sentido de Pertencimento termina dia 15 de maio

O Centro de Estudos da Metrópole promove, em parceria com a ISA, de 23 a 25 de agosto, a Conferência Desigualdade, Inclusão e o sentido de Pertencimento. As sessões que darão estrutura ao evento já foram definidas e, no momento, o CEM recebe os trabalhos de candidatos a participar que se encaixem nas propostas para a Conferência. O prazo para inscrições vai até o dia 15 de maio.

topo

06/05
Resultado da seleção de bolsistas do INCT em Engenharia da Irrigação

topo

Data

Março

26/03

INCT de Engenharia e Irrigação seleciona bolsistas

Processo seletivo de Bolsistas CNPq para exercerem atividades na cidade de Piracicaba (SP), referentes às atribuições deste Instituto de Pesquisa recém criado pelo convênio Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)/CNPq/FAPESP.

topo

25/03
Instituto de Pesquisa Antártico inicia suas atividades

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT APA) será instalado na próxima quarta-feira, dia 1º de abril, às 10h, em solenidade realizada no Ministério do Meio Ambiente (MMA). [...]

topo

Data

Fevereiro

19/02
Estudos apontam novos fatores de risco genético para a leucemia

Um grupo de pesquisadores brasileiros, apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em parceria com cientistas do Canadá e Estados Unidos, descobriram novos fatores de risco genético para o desenvolvimento da leucemia de mielóide aguda, que é um tipo de câncer caracterizado pela rápida proliferação de células anormais que se acumulam na medula óssea. A descoberta, que já é resultado do trabalho do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Células-Tronco e Terapia Celular, foi publicada na edição de janeiro da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)[...].

topo

04/02
CNPq divulga 22 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou hoje (04/02) os 22 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia aprovados pela última reunião do Comitê de Coordenação do Programa, totalizando 123 INCTs com recursos globais de R$ 581 milhões [...].

topo

Data
Janeiro
28/01
CNPq divulgará novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia aprovados em 2009

O Comitê de Coordenação do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) reuniu-se, nesta quarta-feira (28/01), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em Brasília. Entre os assuntos discutidos, o Comitê aprovou novos Institutos que serão financiados com o aporte adicional de investimento. O nome dos novos institutos aprovados será anunciado na próxima semana pela agência.

Veja Galeria de Imagens

topo

19/01

Pesquisador do CNPq em parceria com norte-americanos descobre novos caminhos para estudos contra o câncer

Os pesquisadores têm um novo alvo nos estudos sobre o câncer. A descoberta foi publicada na Revista Nature, de dezembro de 2008, no artigo do pesquisador do CNPq e da Divisão de Hematologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP), Eduardo Rego [...].

topo

2010 | 2009 | 2008

Ver Galeria de Imagens